YouTube: criadores poderão vender seus produtos com mais facilidade

A plataforma do YouTube está se tornando cada vez mais prática na hora de fazer compras no seu canal favorito
Por Alanis Meira, editado por Acsa Gomes 19/07/2022 11h53, atualizada em 20/07/2022 15h06
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O YouTube está tornando cada vez mais prático a compra de produtos do seu canal favorito. A plataforma agora permite que os criadores conectem suas lojas Shopify ao aplicativo, facilitando a vida de quem consome e de quem vende.

Com a novidade, os usuários vão saber se um determinado produto está em estoque ou não sem precisar fechar o vídeo para checar. Se tiver uma roupa ou algum item de interesse do usuário sendo anunciado no vídeo, ele poderá fazer a encomenda segundos depois de vê-lo.

Leia mais:

O processo de compra dos produtos disponibilizados pelos criadores elegíveis (criadores que tenham no mínimo 10 mil inscritos ou um canal oficial de artista) vai ficar mais fácil e simples, porém, os próprios terão algumas regras para seguir. Precisam ter monetização, conteúdo que não seja destinado ao público infantil e um registro impecável de violação de política.

O YouTube contou ao site Engadget que não será preciso que haja um corte nas vendas do Shopify-linked. De qualquer modo, a empresa espera que a experiência sem interrupções encoraje o usuário a fazer compras por meio das páginas de vídeo. Isso pode estimular os criadores de conteúdo a construírem uma audiência consideravelmente grande, para poderem compartilhar uma vitrine e melhorar seus resultados.

Essa nova função pode ajudar o YouTube a se defender da concorrência do Instagram e de outros que já possuem a opção de compra sem precisar fechar o aplicativo, apenas através das publicações nas plataformas sociais.

Número de inscritos no canal do cantor Ávine Vinny no YouTube
Número de inscritos no canal do cantor Ávine Vinny no YouTube. Créditos: SocialBlade

YouTube não vai mais permitir que canais ocultem o número de inscritos

O YouTube anunciou que, a partir de 29 de julho, não será mais permitido ocultar a contagem de inscritos em canais. O método é uma maneira da plataforma evitar spams, já que algumas pessoas usam nomes de famosos para criar perfis falsos e aplicar golpes.  

Apesar de reconhecer que alguns criadores podem preferir não mostrar o número de inscritos, o YouTube aponta que a medida é necessária para conseguir reduzir o número de perfis fakes na plataforma. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Estagiária de redação do site Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.