A Qualcomm anunciou, nesta terça-feira (19), o lançamento de dois novos chips para relógios inteligentes: o Snapdragon W5 e seu irmão mais completo, o Snapdragon W5+. A principal promessa da dupla está em aumentar a autonomia de todos os smartwatches equipados com estes componentes, chegando até a dobrar o desempenho e ainda assim oferecer 50% mais tempo longe do carregador (!).

O Apple Watch continua liderando o mercado de smartwatches com bastante folga, enquanto existe uma quantidade generosa de fabricantes tentando lutar por algum lugar neste pódio. A Qualcomm tende a estar presente na maior parte dos modelos, mas seus chips para este tipo de produto nunca conseguiram dar o que o usuário de um relógio precisa: mais tempo longe da tomada.

publicidade

Leia também

Agora, depois de anos e algumas versões destes SoC, a Qualcomm finalmente parece ter conseguido mover os pauzinhos ao criar os W5 e W5+. Enquanto o primeiro tende a aparecer em produtos de menor valor e com uma quantidade inferior de recursos, o segundo será o responsável por entregar o máximo de desempenho e possibilidades para qualquer fabricante interessado.

publicidade

Snapdragon W5+ tem 4 nm

Snapdragon W5+ (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Snapdragon W5+ (Imagem: divulgação/Qualcomm)

Em ambos os casos o uso com baixíssimo consumo de energia está no principal recurso esperado pelo usuário. A Qualcomm comenta que conseguiu este feito ao diminuir o tamanho físico do W5+ ao partir de 12 para apenas quatro nanômetros no processador, enquanto o coprocessador desceu de 28 para 22 nanômetros.

No geral, o W5+ consegue ser 30% menor quando comparado com a geração passada, enquanto entrega o dobro de desempenho e consumo energético 50% menor. A Qualcomm continua utilizando uma arquitetura híbrida, agora com mais recursos sendo enviados para o coprocessador (que gasta menos energia), como Wi-Fi, Bluetooth 5.3, GNSS e áudio, incluindo o controle de sensores para monitorar a saúde do usuário, como sono e exercícios físicos.

publicidade

A Qualcomm diz que o coprocessador de baixo consumo é utilizado em 95% do tempo, garantindo assim a autonomia superior para a bateria. O processador é ativado quando um mostrador 3D está na tela ou então quando o usuário interage dentro de apps, assiste vídeos ou utiliza alguma navegação em mapas também 3D.

Autonomia extra é com a tela sempre ligada

Comparando com o Wear 4100, que é a geração anterior, o incremento no consumo energético pode oferecer entre 15 e 24 horas extras de uso – essa eu quero ver pessoalmente. Este número foi prometido pela Qualcomm mesmo com a tela acesa o tempo todo e com o produto recebendo notificações, sempre dentro do modo de baixo consumo.

publicidade

O menor tamanho para o chip pode entregar autonomia ainda maior, pois os fabricantes podem tirar proveito da melhor eficiência energética enquanto também inserem baterias maiores. Outra possibilidade é criar smartwatches mais confortáveis para pulsos mais finos.

Quando chegam os primeiros smartwatches?

A Qualcomm não deu datas, mas disse que Oppo será a primeira empresa com um relógio inteligente trazendo o novo W5. A marca chinesa trará este chip ao mundo a partir do mês que vem. Já a Mobvoi será a primeira com um modelo trazendo o W5+, muito provavelmente dentro do TicWatch 4 – este ainda sem data de lançamento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!