O Google lançou uma nova seção de segurança de dados para aplicativos baixados na Play Store. Essa adição mostra para que os dados são coletados e se essas informações vão ser compartilhadas com terceiros. Segundo Mishaal Rahman, da Esper, após esse lançamento, o Google planeja retirar a lista de “Permissões do aplicativo” tanto da loja móvel quanto da web.

A parte de segurança de dados serve para que os consumidores consigam ter uma noção melhor das práticas de coleta e processamento de dados de um aplicativo, sendo uma resposta do Google aos rótulos de informações de privacidade da Apple no iOS.

publicidade

Leia mais:

Para poder realizar este projeto, os criadores terceiros de aplicativos devem enviar todos os detalhes essenciais até 20 de julho de 2022. E como o prazo está próximo, o Google decidiu tirar totalmente essa seção da aba de permissões.

publicidade

A decisão pode ser considerada repentina, pois outros aplicativos ainda necessitam finalizar suas seções de segurança de dados, como por exemplo: Facebook, Messenger, Instagram, WhatsApp, Amazon, DuckDuckGo, Discord e PhonePe.

O Google ainda não se pronunciou claramente sobre o que o fez tomar essa decisão e mudar essa parte de suas plataformas. Até porque, a Segurança de dados é feita em um sistema de honra que precisa que os criadores executem declarações completas e sem erros na listagem do aplicativo.

publicidade

Pode-se dizer que toda melhoria de legibilidade na seção de segurança de dados pode ter gerado uma grande mudança, porém não se sabe ainda o quão confiável é o novo sistema.

Google retira lista Permissões de aplicativos da Play Store
Imagem: Jirapong Manustrong/Shutterstock

Google é multado em quase US$ 1 milhão por má conduta na privacidade de usuários

Depois de ser processado por invadir a privacidade de milhões de usuários mesmo no modo privado, a decisão da justiça americana foi que o Google deveria ser multado em US$ 971 mil. O processo leva em conta denúncias de que a empresa estaria observando e rastreando o que os usuários fazem online.

publicidade

A queixa registrada no tribunal de São Francisco, na Califórnia, afirmava que o Google “não pode continuar a se envolver na coleta de dados secreta e não autorizada de praticamente todos os americanos com um computador ou telefone”. Essas informações coletadas mesmo na aba anônima ajudariam o Google a aprender os hábitos de consumo, hobbies, e outras individualidades.

Via: Hacker News

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!