O Google não apenas se sente ameaçado por redes sociais como Instagram e TikTok pela concorrência com o YouTube, mas também no uso de buscas e mapas, que estão perdendo usuários para estas redes.

O Vice-Presidente Sênior e Chefe de Conhecimento e Informação Organizacional do Google, Prabhakar Raghavan, disse durante um discurso na conferência Fortune Brainstorm Tech que usuários mais jovens estão cada vez mais buscando informações em aplicativos como Instagram e TikTok, em vez de usar a busca na web do Google ou o Google Maps.

publicidade

“Estamos aprendendo repetidamente que os novos usuários da Internet não têm as expectativas e mentalidades com as quais estamos acostumados. As perguntas que eles fazem são categoricamente diferentes. De acordo com nossa pesquisa; quase 40% dos jovens não usam mapas ou pesquisas no Google; quando eles estão procurando um lugar para jantar. Eles acessam o TikTok ou o Instagram”, afirmou Raghavan.

Leia mais:

Tais números foram confirmados pelo Google ao TechCrunch, que apontou que os dados são resultado de um estudo interno com usuários dos Estados Unidos entre 18 e 24 anos. Além disso, um executivo do Google apontou que os jovens preferem “formas visualmente ricas” ao fazer pesquisas, e que como pessoas nesta faixa etária não tiveram contato com mapas de papel, eles não satisfazem suas expectativas.

Assim, o Google busca incrementar seus serviços com realidade aumentada, modos 3D e elementos imersivos para atrair a atenção de uma faixa etária que vem se afastando de seus serviços. Fora estas mudanças, o Google também tenta negociar com donos de redes sociais para que seu sistema de buscas possa indexar conteúdos do Instagram e TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!