O Google não apenas se sente ameaçado por redes sociais como Instagram e TikTok pela concorrência com o YouTube, mas também no uso de buscas e mapas, que estão perdendo usuários para estas redes.
O Vice-Presidente Sênior e Chefe de Conhecimento e Informação Organizacional do Google, Prabhakar Raghavan, disse durante um discurso na conferência Fortune Brainstorm Tech que usuários mais jovens estão cada vez mais buscando informações em aplicativos como Instagram e TikTok, em vez de usar a busca na web do Google ou o Google Maps.
“Estamos aprendendo repetidamente que os novos usuários da Internet não têm as expectativas e mentalidades com as quais estamos acostumados. As perguntas que eles fazem são categoricamente diferentes. De acordo com nossa pesquisa; quase 40% dos jovens não usam mapas ou pesquisas no Google; quando eles estão procurando um lugar para jantar. Eles acessam o TikTok ou o Instagram”, afirmou Raghavan.
Leia mais:
- Google vai contratar menos funcionários novos
- Google entra com ação contra o Tinder após ser processado pelo app de namoro
- Google excluirá dados de visitas a clínicas de aborto de histórico de localização
Tais números foram confirmados pelo Google ao TechCrunch, que apontou que os dados são resultado de um estudo interno com usuários dos Estados Unidos entre 18 e 24 anos. Além disso, um executivo do Google apontou que os jovens preferem “formas visualmente ricas” ao fazer pesquisas, e que como pessoas nesta faixa etária não tiveram contato com mapas de papel, eles não satisfazem suas expectativas.
Assim, o Google busca incrementar seus serviços com realidade aumentada, modos 3D e elementos imersivos para atrair a atenção de uma faixa etária que vem se afastando de seus serviços. Fora estas mudanças, o Google também tenta negociar com donos de redes sociais para que seu sistema de buscas possa indexar conteúdos do Instagram e TikTok.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!