Depois de muita especulação e espera, a NASA finalmente revelou uma janela para o lançamento da Artemis 1, a primeira parte da grande missão que pretende enviar humanos novamente para a Lua. O dia escolhido para a revelação não podia ser mais propício, esse dia 20 de julho marca os 53 anos do pouso de Neil Armstrong e seus colegas no satélite natural da Terra, na primeira vez em que humanos estiveram lá.

Ainda não temos uma data específica para a Artemis 1, mas temos 3 dias em que o lançamento pode ocorrer. Nada impede que ele seja adiado para a além, mas por enquanto as datas previstas são no dia 29 de agosto (uma segunda-feira), dia 2 de setembro (uma sexta-feira) ou dia 5 de setembro (outra segunda).

publicidade

Anteriormente a NASA já havia revelado que a Artemis 1 provavelmente iria decolar entre agosto e setembro. Mas agora, já sabemos a semana em que isso está previsto para acontecer. O lançamento vai acontecer do  Launchpad 39B no Centro Espacial Kennedy da NASA, mesma plataforma da última missão lunar da agência, a Apollo 17.

“Claro, é a primeira vez que estamos tentando lançar este veículo, então ouvi o vice-administrador hoje dizer a sua família que quando eles vierem para o lançamento planejam férias de sete dias na Flórida, e você pode ver um lançamento em lá também”, brincou Jim Free , administrador associado do Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA, durante a coletiva de revelação.

Apesar da data, existe uma cautela grande da NASA principalmente por conta dos atrasos do “ensaio molhado” da missão. O ensaio atrasou por meses e quando finalmente foi realizado em junho ainda sofreu com um vazamento de hidrogênio que precisou ser resolvido posteriormente.

Leia mais:

Programa Artemis

O  Programa Artemis visa estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis. Nesta missão inicial,  a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês. 

Segundo a NASA, a missão poderá ter entre 26 e 28 dias de duração, ou de 38 a 42 dias, a depender do dia em que o SLS puder decolar. “A duração da missão é variada realizando meia volta ou 1,5 voltas ao redor da Lua na órbita distante retrógrada, antes de retornar à Terra”, explicou à agência em comunicado.

Se tudo correr bem, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um projeto semelhante ao redor da Lua, no ano de 2024. Assim, em 2025 ou 2026, a Artemis 3 vai pousar astronautas perto do polo sul lunar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!