Baleia-jubarte branca extremamente rara é encontrada morta em praia

Por Lucas Soares, editado por Acsa Gomes 22/07/2022 09h29, atualizada em 22/07/2022 22h08
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A jubarte é uma das espécies de baleia mais conhecida do mundo e está presente em todo o Oceano. No entanto, são raríssimos os registros de jubartes da cor branca e a maior parte deles foram encontrados na Austrália, justamente o local onde uma espécie morta do animal foi localizada no dia 16 de julho.

A baleia-jubarte branca morta foi localizada pelo morador Peter Coles, enquanto andava de caiaque na região de Mallacoota Victoria. O cadáver do animal tinha cerca de 10 metros de comprimento, um tamanho considerado “pequeno” para a espécie, que costuma ter entre 15 e 16 metros nas fêmeas e até 14 metros nos machos. 

No caso, a baleia encontrada na praia era fêmea e possivelmente jovem, por isso o tamanho menor do que de adultos da espécie, mas isso ainda não foi confirmado, já que muitos estimam também que ela possa ser Migaloo, uma baleia branca conhecida por aparecer na costa do país desde 1991, e que está desaparecida há dois anos, depois de perder seu chip de rastreamento. 

Leia mais:

“Eu andei de um lado para o outro e tinha 10 metros de comprimento. Eu não toquei nela e estava um pouco fedida. Não havia nenhum sinal de decomposição, mas parecia muito, muito morto”, disse o morador em entrevista para a rede de TV, Sky News.

“Fiquei triste pela pobre criatura, sem saber que poderia ser o Migaloo”, declarou ainda. “Quando a conversa surgiu, percebi que poderia ser algo bastante raro se for a baleia branca. Isso significaria que testemunhei algo incrível sem saber no momento”, finalizou o homem.

Ainda não há confirmação de que a baleia encontrada seja mesmo Migaloo, cujo os registros ficaram famosos no mundo. No entanto, cientistas confirmam que a localização da baleia jubarte branca bate com o padrão de imigração de Migaloo.

“Atualmente trabalhando com outros cientistas para identificar esse indivíduo. Isso pode ou não ser #Migaloo. Nada confirmado ainda. #watchthisspace”, relatou a cientistas da vida selvagem, Vanessa Pirotta, no Twitter. 

Baleia-Jubarte branca encontrada morta na Austrália (Imagem: Peter Coles)

Jubarte branca encontrada morta

Apesar da coloração, pesquisadores do  Oficiais do Departamento de Meio Ambiente, Terra, Água e Planejamento de Victoria (DELWP) disseram que o animal não possui albinismo, pois sua pele não é completamente branca, o que, junto com o tamanho criaram esperanças de que talvez a espécie encontrada não seja Migaloo. 

“Pelo que eles conseguiram ver na própria baleia, há evidências de manchas de pele escura na baleia”, disse Peter Brick, comandante da agência regional do DELWP. Os cientistas acreditam que o animal possa ter leucismo, condição semelhante ao albinismo, mas que afeta apenas a melanina de algumas células individuais, o que explicaria as manchas de outra cor.

A causa da morte da jubarte branca ainda não foi revelada. No entanto, ela morreu vários dias antes de chegar à costa da praia, segundo análises preliminares e a causa mais provável para a morte é um ataque a um navio. “Não conseguimos ver a parte superior do corpo e, se for atingido por um navio, provavelmente haveria cicatrizes e danos na parte superior do corpo”, relatou Wally Franklin, ecologista marinho da Southern Cross University, na Austrália, à ABC News.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.