Os Estados Unidos informaram, na quinta-feira (21), que foi confirmado no país o primeiro caso de poliomielite em quase dez anos sem registros da doença. De acordo com informações da AFP, o departamento de saúde do estado de Nova York anunciou que o paciente é morador do condado de Rockland, ao norte de Manhattan. 

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os EUA relataram o último caso de poliomielite em 2013. Autoridades explicaram que o novo registro é um “indicativo de uma cadeia de transmissão de um indivíduo que recebeu a vacina oral contra a poliomielite (OPV)”, a qual foi descontinuada no país americano em 2000. 

publicidade
Bebê recebendo vacina contra a poliomielite
EUA registram primeiro caso de poliomielite em quase dez anos. Imagem: Smile Studio AP/Shutterstock

“Isso sugere que o vírus pode ter se originado em um local fora dos EUA onde a OPV é administrada, já que cepas revertentes não podem emergir de vacinas inativadas”, afirmou o departamento de saúde em comunicado. A divisão também deixou um alerta aos profissionais de saúde e lembrou que pessoas que ainda não foram imunizadas devem buscar uma unidade de saúde para atualizar o esquema vacinal. 

Poliomielite também no esgoto de Londres 

Em junho deste ano, o vírus da pólio também foi encontrado circulando pelo esgoto de Londres, no Reino Unido. A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) acredita que o vírus retornou para a região através de alguém vacinado no exterior com uma forma viva do microrganismo. Em março, Israel também registrou um caso da doença, o primeiro desde a década de 90. 

publicidade

Leia mais! 

Apesar de o Brasil ter a Poliomielite erradicada desde 1994 pela OMS, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) já apontou que o país está na lista de risco de volta da doença. Bolívia, Equador, Guatemala, Haiti, Paraguai, Suriname e Venezuela são os outros locais que fazem parte das regiões em risco. 

publicidade

O que é Poliomielite? 

De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. 

Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!