A Volkswagen começou a testar este mês uma nova unidade de armazenamento de energia feita com baterias usadas. A estação — ou contêiner de armazenamento de energia (“Power Storage Container“, PSC) —, está equipada com 96 módulos de células reutilizadas, oferecendo 570 kWh de energia.

Segundo a empresa, o objetivo da iniciativa é encontrar uma solução viável e sustentável para continuar utilizando baterias antigas que já perderam uma parcela de carga antes de enviá-las para reciclagem

publicidade

A estação em testes na fábrica de Zwickau, na Alemanha, oferece suporte para até quatro carregadores rápidos de 150 kW. A montadora alemã observa ainda que os seus contêineres de energia podem desempenhar uma função importante: oferecer infraestrutura de carregamento para veículos elétricos em áreas com rede elétrica limitada.

“A vantagem é que a infraestrutura pode ser construída em praticamente qualquer lugar, mesmo em locais com uma rede de baixa capacidade”, informou a VW em comunicado. “O PSC permite fornecer grandes quantidades de energia em um curto espaço de tempo sem sobrecarregar a rede elétrica”.

publicidade

O Insideevs destaca que projetos similares devem ser apresentados em breve por outras empresas, já que com a popularidade dos carros elétricos, haverá um número crescente de módulos de bateria com capacidade parcialmente reduzida que ainda poderão ser aproveitados por 10 anos ou até mais antes da reciclagem.

Veja também:

publicidade

Ford testa carregador robótico para veículos elétricos 

Ao passo em que a adoção de veículos elétricos começa a crescer, é preciso encontrar soluções que atendam a todos, o que inclui oferecer mais acessibilidade nas estações de carregamento. Em busca de promover mais inclusão, a Ford está testando um novo sistema robótico de carregamento para PCDs com limitações de movimentos. 

A estação de carregamento que abriga a tecnologia foi construída sob medida pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, onde foram realizados os primeiros testes do sistema. 

publicidade

Via: Insideevs

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!