O Google começou a cumprir o que prometeu: atualizou e otimizou 20 de seus aplicativos para os tablets. A plataforma lançou diversos novos recursos para Google Drive, Google Docs, Folhas, Slides e Google Keep. Todos esses foram otimizados para aproveitarem melhor as telas maiores dos tablets.

Essas ferramentas servem para facilitar a transição entre um aplicativo e outro quando se tem duas janelas abertas lado a lado. Agora é possível que o usuário arraste e solte textos e imagens entre os apps, como por exemplo se estiver querendo colar uma foto direta do Google Chrome para o Google Docs ou alguma célula de planilha, facilitando assim a vida de quem os usa diariamente para o trabalho.

Leia mais:

Se precisar fazer um upload de qualquer arquivo para o Google Drive, você pode simplesmente abrir o aplicativo em uma janela dividida, arrastar os arquivos e soltar. Parece útil se o usuário estiver revisando arquivos PDF ou documentos mais longos.

publicidade

Para acessar este recurso, basta clicar no menu com três pontinhos em algum arquivo Drive e escolher a opção “abrir em nova janela”.

Se quiser criar links para ter acesso direto a arquivos de pastas específicas, o usuário pode simplesmente arrastar os arquivos para o Google Keep. Agora, se tiver alguma imagem no Keep que queira usar em outro lugar, poderá arrastá-lo de uma nota para outro aplicativo.

Google tablet
Crédito: Google

Enfim, será possível criar atalhos de teclado, como selecionar, cortar, copiar, colar, desfazer e refazer, e tudo isso enquanto se navega no Drive, Docs e Slides, caso estiver utilizando um teclado junto ao tablet.

Ultimamente a empresa Google não tem priorizado os usuários dos tablets Android, porém, isso mudou com o lançamento do Android 12L. Essa nova versão parece ser promissora na tentativa de resolver problemas da plataforma para telas maiores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!