Criadores de memes do Instagram pedem mais transparência à plataforma

No sábado, 23 de julho alguns criadores de memes foram às ruas para exigirem que as diretrizes do Instagram sejam mais transparentes
Por Alanis Meira, editado por Lyncon Pradella 26/07/2022 12h07
instagram
Imagem: yurii_yurii/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último sábado, 23, nos Estados Unidos, alguns criadores de páginas de memes foram às ruas para exigirem que as diretrizes comunitárias do Instagram sejam mais transparentes. A manifestação ocorreu na frente da sede da rede social, em Nova York.

O protesto aconteceu como uma resposta sobre as políticas de moderação de conteúdo do Instagram, sendo liderado pelos administradores das contas @hornymermaid, @neoliberalhell, e @namaste.at.home.dad. Alguns dos manifestantes se algemaram ao prédio.

Os administradores já esperavam que os seus seguidores fossem apoiá-los, e isso de fato aconteceu. Dezenas de usuários participaram da manifestação com placas feitas de papelão inspiradas em memes.

Leia mais:

Em uma dessas placas estava escrito: “E se nos beijássemos no inferno proibido pelo IG”. Um outro apoiador foi mais sutil e escreveu: “Em solidariedade com meus mortos”, se referindo aos seguidores.

Conforme dito pelos criadores de conteúdo, eles estão sofrendo com as diretrizes. Uma das co-organizadoras, Anjelica, que também é dona da conta @hornymermaid, disse em entrevista exclusiva ao Mashable: “As contas estão sendo apagadas o tempo todo e você tem que seguir o apoio de todos de volta. Metade dos feeds se resumem aos seguidores reclamando do aplicativo, queríamos fazer algo a respeito”.

Anjelica, que já teve 10 contas deletadas pelo Instagram, ainda contou que enfrentou assédio e ficou marcada por ter violado regras. Ela afirma que é um sistema quebrado.

instagram
Crédito: Justin Skrakowski/ Mashable

Outra co-organizadora, Ana, dona da conta @neoliberalhell, falou ao Mashable: “Você recebe uma violação, e então ela se torna uma espiral descendente de moderação mais rigorosa do que eles percebem como discurso de ódio ou violência quando na verdade são apenas palavras e imagens sendo captadas por algoritmos”.

Frustrada, ela continuou dizendo: “Mandei limpar todo o meu relato por referir-se a ‘Work Bitch’ de Britney Spears porque usei a palavra cabra. Enquanto isso, há muitos homens que assediam as mulheres on-line”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Estagiária de redação do site Olhar Digital

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.