No último sábado, 23, nos Estados Unidos, alguns criadores de páginas de memes foram às ruas para exigirem que as diretrizes comunitárias do Instagram sejam mais transparentes. A manifestação ocorreu na frente da sede da rede social, em Nova York.

O protesto aconteceu como uma resposta sobre as políticas de moderação de conteúdo do Instagram, sendo liderado pelos administradores das contas @hornymermaid, @neoliberalhell, e @namaste.at.home.dad. Alguns dos manifestantes se algemaram ao prédio.

publicidade

Os administradores já esperavam que os seus seguidores fossem apoiá-los, e isso de fato aconteceu. Dezenas de usuários participaram da manifestação com placas feitas de papelão inspiradas em memes.

Leia mais:

publicidade

Em uma dessas placas estava escrito: “E se nos beijássemos no inferno proibido pelo IG”. Um outro apoiador foi mais sutil e escreveu: “Em solidariedade com meus mortos”, se referindo aos seguidores.

Conforme dito pelos criadores de conteúdo, eles estão sofrendo com as diretrizes. Uma das co-organizadoras, Anjelica, que também é dona da conta @hornymermaid, disse em entrevista exclusiva ao Mashable: “As contas estão sendo apagadas o tempo todo e você tem que seguir o apoio de todos de volta. Metade dos feeds se resumem aos seguidores reclamando do aplicativo, queríamos fazer algo a respeito”.

publicidade

Anjelica, que já teve 10 contas deletadas pelo Instagram, ainda contou que enfrentou assédio e ficou marcada por ter violado regras. Ela afirma que é um sistema quebrado.

instagram
Crédito: Justin Skrakowski/ Mashable

Outra co-organizadora, Ana, dona da conta @neoliberalhell, falou ao Mashable: “Você recebe uma violação, e então ela se torna uma espiral descendente de moderação mais rigorosa do que eles percebem como discurso de ódio ou violência quando na verdade são apenas palavras e imagens sendo captadas por algoritmos”.

publicidade

Frustrada, ela continuou dizendo: “Mandei limpar todo o meu relato por referir-se a ‘Work Bitch’ de Britney Spears porque usei a palavra cabra. Enquanto isso, há muitos homens que assediam as mulheres on-line”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!