O Sion, o carro movido a energia solar criado pela startup alemã Sono Motors, vai chegar aos primeiros compradores em 2023, afirma a empresa. O modelo vai custar 25 mil euros, algo em torno de R$ 134 mil em conversão direta.
O veículo será um rival para os carros elétricos mais básicos na Europa, como o Fiat 500e. Segundo a Sono Motors, a ideia é produzir pelo menos 257 mil unidades do Sion até 2030.
A companhia trabalha no projeto desde 2017, desde então já são mais de 19 mil unidades reservadas. Vale recordar que a energia do Sion é captada por meio de painéis solares incorporados na carroceria do veículo. Esse sistema carrega uma unidade de bateria de 54 kWh (que também é compatível com carregadores convencionais de até 75 kW).

Um recurso interessante é que o Sion também poderá ser utilizado para alimentar dispositivos eletrônicos e até para carregar outros carros elétricos, no entanto, com uma potência de até 11 kW, informa a fabricante.
O modelo será lançado com um design exterior mais angular que os conceitos anteriores e um interior minimalista. Por dentro, o motorista vai encontrar uma cabine com visual bem tradicional e duas telas sensíveis ao toque no painel.

O carro foi apresentado oficialmente no evento “Celebrate the Sun” em Munique, Alemanha, ao lado de outra criação inovadora da Sono, o ‘Solar Bus Kit’, um painel solar que pode ser instalado em ônibus movidos a combustão para alimentar sistemas como ar condicionado e toda a parte elétrica do veículo.
Veja também:
- Lamborghini divulga teaser do Huracán Sterrato, seu novo supercarro off-road
- Elon Musk anuncia nova data para o início das entregas do Cybertruck
- Tesla acompanha BMW e vai cobrar taxa dos proprietários por serviços essenciais
Via: Auto Express
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!