Facebook: Mark Zuckerberg acredita que usuários querem cópia do TikTok

O diretor executivo da Meta Platforms Inc, Mark Zuckerberg, fez um anúncio em 21 deste mês confuso e até enganoso
Por Alanis Meira, editado por Acsa Gomes 27/07/2022 15h54, atualizada em 28/07/2022 14h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O diretor executivo da Meta Platforms Inc, Mark Zuckerberg, fez um anúncio no dia 21 deste mês confuso e até enganoso. Através de um post no Facebook, Mark contou estar dividindo o feed do Facebook em duas partes.

Já que os usuários se preocupam tanto com as publicações dos amigos e familiares, teria uma sessão própria da conta para isso. Porém, ao abrir o aplicativo, essa não seria a aba visível e sim a aba de descobertas, que é configurada pelos algoritmos da Meta.

Está cada vez mais claro que o objetivo do Facebook é copiar o formato do TikTok, que enxerga o app como concorrência. O Facebook construiu sua marca em torno das publicações de amigos e familiares, o tornando uma comunidade de pessoas próximas, mas a cada passo que a Meta dá em direção ao conteúdo em vídeo oferecido pelo algoritmo, mais se afasta de suas raízes.

Leia mais:

Além das duas novas abas, o Facebook agora separa publicações de pessoas próximas e publicações oferecidas pela plataforma, a empresa também está redesenhando o aplicativo. Estão querendo que ele também fique semelhante ao estilo de rolagem da tela do TikTok, onde os vídeos dominam toda a tela do aparelho do usuário.

A nova mudança proposta pela plataforma afetará todo o ecossistemas das empresas, criadores de conteúdo e usuários comuns que a utilizam. O valor de uma grande lista de seguidores no Instagram diminui se essas pessoas não estiverem vendo o seu conteúdo com facilidade.

meta facebook tokens
Crédito: Rokas Tenys/ Shutterstock

O mesmo serve para uma página no Facebook. As pessoas que dependem das redes sociais para serem vistos e trabalharem, podem ter que começar a fazer Reels para ter que chamar a atenção.

A imitação já é uma estratégia conhecida da Meta. A empresa já tinha lançado várias características inspiradas no Snapchat, por exemplo. Colocou Stories de 24 horas de duração nos três aplicativos: Instagram, Facebook e WhatsApp. No WhatsApp, a diferença foi ter mudado o nome para Status.

Além dos Stories, copiaram também os filtros oferecidos pelo Snap, as mensagens que podem desaparecer e um mapa pesquisável, e fizeram igual para o Insta, só aumentando alguns selos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Estagiária de redação do site Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.