Criminosos têm aplicado golpes por meio de fatura falsa enviada por e-mail aos clientes da operadora Vivo com objetivo de coletar os dados bancários dos usuários. O pesquisador de segurança Daniel Cunha Barbosa testemunhou uma campanha maliciosa se passando pela operadora. Ele afirma que o vírus implantado é do tipo Trojan Grandoreiro.

É preciso atenção para identificar o golpe. Primeiro, é preciso observar que o comunicado falso é enviado em um e-mail que os criminosos alteram o remetente da mensagem para se passar por um e-mail oficial da Vivo.

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E-mail enviado por criminosos com a fatura falsa. Imagem: Reprodução/ We Live Security.

Com a aparência idêntica à um comunicado da operadora, o que pode ser identificado como suspeito é a urgência que o notificação traz na cobrança da fatura, destacou Daniel.

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Imagem completa presente no comunicado. Imagem: Reprodução/ We Live Security.

Ao abrir, o usuário deve passar o mouse por cima do botão “acessar” presente no e-mail. Assim, irá verificar que o endereço apresentado não tem vinculo nenhum com a operadora. Nesse caso, os criminosos roubaram o domínio de um site existente, ou foi criado um domínio fictício com o nome confiável para atrair os clientes. 

Endereço enganoso utilizado no comunicado. Imagem: Imagem: Reprodução/ We Live Security.

Dicas para não cair no golpe do boleto falso

Anteriormente, aqui no Olhar Digital, já passamos algumas dicas para identificar e evitar o golpe do boleto falso. Deixamos abaixo algumas das orientações para evitar esse e outros golpes de boletos falsos. 

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Código de barra falhado? Desconfie

Se o código de barras estiver falhado ou com muitos espaços ou não pode ser lido pelo seu celular? Essa é outra estratégia adotada por golpistas para que a vítima entre em contato por algum canal de comunicação listado no boleto e acaba passando os seus dados pessoais ou enviando dinheiro de outra forma aos criminosos.

Evite pagar boletos emitidos fora de sites ou aplicativos oficiais

Evite acessar links enviados para o seu celular por meio de aplicativos de terceiros ou boletos de endereços desconhecidos enviados por e-mail. A menos que a prestadora de serviço informe que enviará o documento desta forma até você. Utilize sempre o site ou plataforma oficial do banco ou prestadora de serviço. 

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Negociação de descontos para pagamentos

Por fim, se ainda não estiver seguro se um boleto que recebeu é realmente verdadeiro, entre em contato com o emissor do documento.

Se estamos falando de um boleto de um banco, por exemplo, outra forma de reforçar a sua autenticidade é a presença da marca e do código da instituição financeira no documento (os primeiros números em destaque logo no início do código de barras).

Os três primeiros dígitos são os que identificam um determinado banco. Você pode simplesmente digitar esse código e efetuar uma pesquisa na internet para cruzar as informações. Se a marca bater com o código do banco está tudo correto, do contrário, pode ser mais uma tentativa de fraude.

Imagem: Reprodução/ We Live Security

Fonte: ESET

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