Backbone One é um joystick para jogos mobile que pode ser usado no PS5

Sony recrutou empresa fabricante do acessório para criar um controle que permitisse maior facilidade em jogar seus jogos via Remote Play
Rafael Arbulu28/07/2022 16h26
Backbone-One-PlayStation-Edition-capa-1
(Imagem: Backbone/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A empresa de acessórios Backbone lançou uma nova versão do joystick Backbone One que é virtualmente igual à lançada em 2021, salvo por uma diferença: os botões faciais agora têm os mesmos símbolos vistos no Dualsense, o controle oficial do PlayStation 5. E sim, é um produto comissionado pela Sony, então há a chancela oficial da gigante japonesa.

Em outras palavras, ao invés de botões “A”, “B”, “X” e “Y”, essa versão tem o mesmo esquema de cores do atual console da Sony e “X”, “Círculo, “Quadrado”, “Triângulo” como partes apertáveis. Todo o resto, sem exceção, permanece igual em ambas as versões.

Leia também

O Backbone One é, basicamente, um acessório onde você acopla o iPhone ou smartphone Android (há diferenças entre um e outro, falamos delas mais abaixo) para facilitar as suas partidas remotas via Xbox Cloud Gaming ou PlayStation Remote Play. É possível usar um para jogar o outro, mas os botões não estarão sincronizados com os prompts que aparecem na tela – daí a versão específica para PlayStation.

Segundo observamos no site da fabricante, no entanto, existem algumas diferenças entre as várias versões: aquela lançada em 2019, por exemplo, vem com três meses de teste para o Discord Nitro, um mês de teste do Gamepass Ultimate, um mês de teste para o Apple Arcade e dois meses de teste para o Stadia Pro. Na versão para PlayStation, obviamente, não há a oferta do Gamepass – mas não há também uma oferta para a PlayStation Plus, por exemplo, o que é estranho.

Já a única versão para Android – uma de cor preta com “A”, “B”, “X” e “Y” mapeados (sem versão para PlayStation) – oferece como brindes apenas as ofertas do Discord Nitro e Stadia Pro. Novamente, meio estranho, considerando que o serviço de cloud gaming da Microsoft tem suporte ao Android (via Google Play ou Samsung Store) e vários recursos do PlayStation estão disponíveis nos smartphones com sistema operacional do Google.

O pessoal do Verge teve a oportunidade de testar a versão do Backbone One para PlayStation 5 e as impressões foram bem favoráveis: “é o mesmo grande controle de antes, com pegada confortável, um arranjo lógico de botões, boa responsividade dos gatilhos e funções convenientes como uma aberturas para o cabo Lightning e fone de ouvido de 3,5 milímetros. Mais além, o botão laranja com a logomarca da Backbone funciona como o botão ‘Home’ do PlayStation 5”, diz trecho do texto publicado no site.

A premissa parece, ao menos por enquanto, ser mais útil para quem tem um afã de colecionar acessórios. Afinal de contas, pode até dar um trabalhinho extra, mas é perfeitamente possível parear o Dualsense diretamente no smartphone via bluetooth e jogar com ele (embora isso seja menos portátil, já que você teria que carregar dois dispositivos por aí).

De qualquer forma, o Backbone One PlayStation Edition está disponível no site da empresa ou pelo e-commerce da Best Buy (ainda não há análogos que ofereçam o acessório aqui no Brasil), pelo mesmo preço de US$ 99,99 (R$ 516,59).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.