A empresa de acessórios Backbone lançou uma nova versão do joystick Backbone One que é virtualmente igual à lançada em 2021, salvo por uma diferença: os botões faciais agora têm os mesmos símbolos vistos no Dualsense, o controle oficial do PlayStation 5. E sim, é um produto comissionado pela Sony, então há a chancela oficial da gigante japonesa.

Em outras palavras, ao invés de botões “A”, “B”, “X” e “Y”, essa versão tem o mesmo esquema de cores do atual console da Sony e “X”, “Círculo, “Quadrado”, “Triângulo” como partes apertáveis. Todo o resto, sem exceção, permanece igual em ambas as versões.

Leia também

O Backbone One é, basicamente, um acessório onde você acopla o iPhone ou smartphone Android (há diferenças entre um e outro, falamos delas mais abaixo) para facilitar as suas partidas remotas via Xbox Cloud Gaming ou PlayStation Remote Play. É possível usar um para jogar o outro, mas os botões não estarão sincronizados com os prompts que aparecem na tela – daí a versão específica para PlayStation.

publicidade

Segundo observamos no site da fabricante, no entanto, existem algumas diferenças entre as várias versões: aquela lançada em 2019, por exemplo, vem com três meses de teste para o Discord Nitro, um mês de teste do Gamepass Ultimate, um mês de teste para o Apple Arcade e dois meses de teste para o Stadia Pro. Na versão para PlayStation, obviamente, não há a oferta do Gamepass – mas não há também uma oferta para a PlayStation Plus, por exemplo, o que é estranho.

Já a única versão para Android – uma de cor preta com “A”, “B”, “X” e “Y” mapeados (sem versão para PlayStation) – oferece como brindes apenas as ofertas do Discord Nitro e Stadia Pro. Novamente, meio estranho, considerando que o serviço de cloud gaming da Microsoft tem suporte ao Android (via Google Play ou Samsung Store) e vários recursos do PlayStation estão disponíveis nos smartphones com sistema operacional do Google.

O pessoal do Verge teve a oportunidade de testar a versão do Backbone One para PlayStation 5 e as impressões foram bem favoráveis: “é o mesmo grande controle de antes, com pegada confortável, um arranjo lógico de botões, boa responsividade dos gatilhos e funções convenientes como uma aberturas para o cabo Lightning e fone de ouvido de 3,5 milímetros. Mais além, o botão laranja com a logomarca da Backbone funciona como o botão ‘Home’ do PlayStation 5”, diz trecho do texto publicado no site.

A premissa parece, ao menos por enquanto, ser mais útil para quem tem um afã de colecionar acessórios. Afinal de contas, pode até dar um trabalhinho extra, mas é perfeitamente possível parear o Dualsense diretamente no smartphone via bluetooth e jogar com ele (embora isso seja menos portátil, já que você teria que carregar dois dispositivos por aí).

De qualquer forma, o Backbone One PlayStation Edition está disponível no site da empresa ou pelo e-commerce da Best Buy (ainda não há análogos que ofereçam o acessório aqui no Brasil), pelo mesmo preço de US$ 99,99 (R$ 516,59).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!