Em 2020, a montadora Koenigsegg apresentou o Jesko Absolut, seu primeiro veículo de produção capaz de superar 480 km/h. Na época, a marca sueca prometeu que nenhum outro modelo conseguiria superá-lo tão cedo nas pistas.

A última marca a conseguir o feito foi a Bugatti, que parou de perseguir novos recordes de velocidade desde 2019 após uma versão modificada do Chiron Super Sport atingir 490 km/h.

Em entrevista ao Top Gear, Christian von Koenigsegg, o CEO da empresa, reforçou o compromisso de acelerar o Jesko para superar essa marca. “Seria uma pena não mostrar o que ele pode fazer considerando as simulações e o desempenho real do hipercarro”, disse o executivo.

Jesko Absolut. Imagem: Koenigsegg/Divulgação

A empresa pretende levar o modelo ao limite na pista de testes Ehra-Lessien, que fica na Alemanha e pertence ao Grupo Volkswagen. Vale destacar que foi lá que Chiron alcançou o seu último recorde. Resta saber se a VW, dona da Bugatti, vai permitir que a concorrente use o seu circuito para destronar o seu hipercarro.

publicidade

Christian destacou que, diferente do Chiron, o modelo que será usado nos testes cumpre todos os regulamentos para rodar nas ruas, tornando o desafio mais complexo por conta do peso extra, que reduz ligeiramente a potência do motor. 

Veja também:

Hipercarros elétricos “precisam de uma razão para existir”

O chefe da montadora sueca também considera que os hipercarros elétricos precisam de mais do que velocidade para valer a pena. Questionado sobre como pretende torná-los mais emocionantes, o executivo comentou que o plano é se destacar de concorrentes como o Tesla Model S Plaid. 

Para Christian, a  maioria dos “hiper elétricos” oferecem o mesmo desempenho e alcance que o rival. “Esse é o desafio para todas as marcas”, disse. 

“Acho que precisa ter uma razão para (o carro) existir. Apenas torná-lo legal, mas não adicionar nenhuma função significante, e depois cobrar dez vezes mais, isso não funciona para mim”.

Via: Top Gear

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!