A montadora sueca Koenigsegg instalou sob o capô de seu hipercarro Gemera um motor de 3 cilindros trabalhando com um trio de motores elétricos para render 1.700 cv combinados. Esta é uma configuração diferente da usada normalmente pela empresa, baseada em potentes (e roncadores) motores V8.

Em um vídeo de apresentação do veículo, o CEO e fundador Christian von Koenigsegg faz o Gemera funcionar e correr pela pista de uma antiga base aérea da Suécia. São poucos segundos de um hipercarro fazendo um passeio curto após ser dada a partida, o suficiente para nossos ouvidos sentirem o trabalho do trem de força em ação.

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Roncos iniciais

Temos que o desempenho total do Gemera ainda não foi desbloqueado, com o motor atualmente atingindo o máximo em cerca de 4.500 rpm. Em sua forma de produção, o hipercarro da Koenigsegg chegará a 8.500 rpm.

O motor, um inline-3 turbo de 2,0 litros, é capaz de produzir um pico de 600 cv e 600 Nm de torque, utilizando a tecnologia FreeValve – patenteada pela própria Koenigsegg e ainda avaliada pela chinesa Qoros. Trata-se de um sistema sem as tradicionais árvores de abertura e fechamento de válvulas, sendo baseado em acionadores eletropneumáticos gerenciados por uma central de dados que controla seu funcionamento conforme o modo de condução.

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Um hipercarro correndo a 400 km/h

Na parte elétrica do hipercarro, além da bateria de 15 kWh, três motores Quark da Koenigsegg pesam cerca de 28 kg cada, desenvolvendo cerca de 339 cv e quase 660 Nm de torque. Espera-se que a combinação dos motores inline-3 e elétricos forneça um impulso contínuo de velocidade para aproximadamente 400 km/h sem qualquer perda de torque ou potência.

Ainda não se tem informações sobre a possibilidade de um modelo totalmente elétrico do Gemera. Até o momento, algumas das informações são de que o hipercarro terá uma produção exclusiva de apenas 300 unidades. Entre os destaques de seu design temos uma configuração de quatro lugares, acessados por duas portas que abrem ao estilo asa de gaivota e ausência de um pilar B.

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