Nesta sexta-feira (29), poucas horas após entrar em conjunção com Mercúrio, a Lua alcançará o periélio, que é o ponto de sua órbita mais próximo do Sol. Isso acontece às 14h53, quando ela estará a 1,0126 unidades astronômicas (UA) da nossa estrela hospedeira –  algo em torno de 151,5 milhões de km. (Todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

Como nesta quinta-feira (28), a Lua começou a passar entre a Terra e o Sol, ela está na fase nova, período em que sua face iluminada não está voltada para nós, motivo pelo qual dificilmente conseguimos observá-la a olho nu.

Sobre as fases da Lua

A lua nova marca o início do mês em calendários lunares, como o muçulmano, e nos calendários lunissolares, tais como o judaico, o hindu e o budista.

Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.

publicidade
Lunação: a cada 29,5 dias (em média), a Lua inicia um ciclo lunar, que começa na fase nova e se encerra na minguante. Imagem: Elena11 – Shutterstock

Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).

Leia mais:

Perigeu e Afélio

Segundo a plataforma InTheSky.org, no próximo dia 10, a Lua, se despedindo de sua fase crescente e quase iniciando a cheia, chega ao afélio, que é o ponto de sua órbita mais distante do Sol. Desta vez, isso acontece poucas horas depois de atingir o perigeu (o ponto de sua órbita mais próximo da Terra).

Ela alcançará o perigeu às 14h08, chegando a ficar até 14% mais brilhante no céu. Já o afélio será atingido às 18h54, quando ela estará a 1,0159 UA (quase 152 milhões de km) de distância do Sol.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!