Pouco mais de quatro meses após dar um tapa no rosto de Chris Rock no palco do Oscar 2022, Will Smith voltou a quebrar o silêncio sobre o caso.

O ator postou um vídeo com quase 6 minutos de duração em seu canal oficial no YouTube, em que se desculpa pelo ocorrido e responde perguntas feitas a ele na internet. Entre elas, questões como “Por que você não se desculpou com Chris no discurso de aceitação?” e “Depois que Jada rolou os olhos, ela te pediu para fazer alguma coisa?”.

Assista ao vídeo de Will Smith abaixo:

“Faz um minuto… Pelos últimos meses, tenho pensado muito e feito muito trabalho pessoal,” diz a tela inicial do vídeo publicado por Smith. Então, o texto diz que as pessoas tem feito muitas perguntas justas e que Smith quis tirar um tempo antes de respondê-las.

publicidade

Na sequência, Smith lê as perguntas feitas a ele e as responde, aparentando bastante remorso pelo ocorrido.

A primeira pergunta foi direcionada ao motivo de Smith não ter pedido desculpas a Chris Rock durante a cerimônia, em seu discurso de aceitação pelo prêmio de Melhor Ator, que venceu aquela noite. Smith aproveitou para pedir desculpas, e revelou que entrou em contato com Chris Rock, mas que o comediante ainda não está pronto para conversar com ele sobre o assunto.

“É tudo nebuloso. Entrei em contato com Chris e a mensagem que retornou é que ele não está pronto para falar. Quando ele estiver, ele vai entrar em contato. Vou dizer a você, Chris, peço desculpas a você. Meu comportamento foi inaceitável e estou aqui sempre que você estiver pronto para falar,” revelou Smith.

“Quero me desculpar com a mãe de Chris. Eu vi uma entrevista que [ela] fez, e essa foi uma das coisas que eu simplesmente não percebi. Eu não estava pensando, mas quantas pessoas se machucaram naquele momento. Quero me desculpar com a mãe de Chris, quero me desculpar com a família de Chris, especificamente Tony Rock. Tínhamos um ótimo relacionamento. Tony Rock era meu cara. Isso é provavelmente irreparável.”

“Passei os últimos três meses repetindo e entendendo a nuance e a complexidade do que aconteceu naquele momento. Não vou tentar descompactar tudo isso agora, mas posso dizer a todos vocês, não há parte de mim que pensa que era a maneira certa de se comportar naquele momento. Nenhuma parte de mim pensa que essa é a maneira ideal de lidar com um sentimento de desrespeito ou insulto,” concluiu o ator.

Em seguida, outra pergunta feita questionava se Smith tinha dado o tapa em Chris Rock a pedido de Jada Pinkett Smith, sua esposa. “Não. Eu fiz uma escolha por conta própria, por minha própria experiência e minha história com Chris,” disse o ator sobre o tapa no Oscar em Chris Rock 2022. “Jada não tinha nada a ver com isso. Sinto muito, querida, e quero pedir desculpas aos meus filhos e à minha família pelo desconforto que causei a todos nós.”

Em seguida, ele pediu desculpas aos demais indicados e vencedores do Oscar, por ter tirado a atenção da cerimônia, visto que toda a atenção se voltou para o tapa em vez dos premiados na noite. “Para todos os meus colegas indicados, esta é uma comunidade. Eu ganhei porque você votou em mim e realmente parte meu coração ter roubado e manchado seu momento. Ainda posso ver os olhos de Questlove – aconteceu no prêmio de Questlove – e ‘sinto muito’ não é realmente suficiente.”

Por fim, Will Smith deixou uma mensagem: “Duas coisas. Primeiro, decepcionar as pessoas é meu trauma central. Eu odeio quando decepciono as pessoas, então me dói psicologicamente e emocionalmente que eu não tenha feito jus à imagem e impressão das pessoas sobre mim. O trabalho que estou tentando fazer é que estou profundamente arrependido e estou tentando sentir remorso sem ter vergonha de mim mesmo. Eu sou humano e cometi um erro e estou tentando não pensar em mim mesmo como um pedaço de m…, então eu diria a essas pessoas, eu sei que foi confuso, eu sei que foi chocante, mas eu prometo a você que sou profundamente devotado e comprometido em colocar luz, amor e alegria no mundo. Se você aguentar, prometo que poderemos ser amigos novamente.”

Leia mais:

Relembre o caso

Tudo começou durante a cerimônia do Oscar 2022, enquanto o humorista Chris Rock apresentava a categoria de Melhor Documentário. Em certo momento, Rock se referiu a Jada Pinkett Smith como “G.I. Jane 2”, fazendo referência ao filme de 1997 “Até o Limite da Honra”, protagonizado por Demi Moore em que a atriz apareceu careca.

A piada em questão faz referência à cabeça raspada que a atriz usa desde que seu problema com a alopecia se intensificou. O ator Will Smith, marido de Jada, subiu ao palco do Oscar e desferiu um tapa no rosto de Chris Rock, causando uma grande confusão na cerimônia e também no público que assistia de casa. Em seguida, o ator foi flagrado pelas câmeras gritando “tire o nome da minha esposa da p… da sua boca”.

A cerimônia seguiu e Will Smith ganhou o prêmio de Melhor Ator, e no discurso de aceitação começou suas desculpas à Academia. No dia seguinte, o ator voltou a pedir desculpas à Academia, e também se desculpou com o próprio Chris Rock.

Posteriormente ele se retirou da Academia, só para na sequência ser banido por ela de todos os seus eventos por 10 anos. O ator aceitou a decisão da Academia. Por sua vez, Chris Rock não chegou a prestar queixas formais contra Will Smith.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!