O Google liberou a primeira atualização do Pixel 6a, smartphone intermediário que a empresa lançou na última quinta-feira (28). O patch de segurança atualiza as medidas de proteção do novo aparelho para as políticas de junho de 2022.
Estranhamente, concorrentes como a Samsung já estão atualizando seus aparelhos para o patch de segurança de agosto. Considerando o timing, é provável que o Google tenha escolhido pular o mês de julho para fazer mais um update daqui alguns dias, deixando a atualização do Pixel 6a no mesmo patamar das outras fabricantes.
Leia também
- Pixel 6a é mais fácil de consertar que seus irmãos mais poderosos, diz site
- Pixel 6a tem processador Tensor, mas custa bem mais barato que 6 Pro
- Apps com malware foram instalados 10 milhões de vezes em smartphones Android

Mais além, a atualização foi liberada ontem, mas levará um tempo até que todos os aparelhos a recebam. De acordo com o Google, os arquivos – distribuídos separadamente – devem ser instalados em toda a base em aproximadamente duas semanas.
São eles:
- Unidades globais (destravadas): SD2A.220601.003
- Unidades do Japão: SD2A.220601.001.A1
- EUA (operadoras AT&T, T-Mobile): SD2A.220601.002
- EUA (operadora Verizon): SD2A.220601.004
Como de praxe, caso um usuário não tenha sido notificado da atualização diretamente, ele pode forçar uma busca de forma manual, acessando o menu de configurações, depois abrindo a aba de sistema e procurando a guia de updates/atualizações. Vale lembrar que a atualização do Pixel 6a não engloba o Brasil, tendo em vista que o smartphone não é comercializado aqui.
Deu bug na impressão digital
Há alguns dias, o Olhar Digital noticiou relatos de diversos usuários que tiveram acesso antecipado ao Pixel 6a, e afirmaram que o smartphone tinha uma falha bem grave de segurança.
No Reddit e em diversos vídeos no YouTube, as pessoas afirmaram que algumas unidades do aparelho foram destravadas por qualquer pessoa, devido a uma falha que fazia o leitor de impressões digitais reconhecer qualquer mão como a de seu proprietário.
O problema é que o Google, até agora, não discutiu publicamente o assunto, o que dá a entender que a empresa pode não reconhecer o problema. É importante ressaltar, porém, que diversos veículos de imprensa que receberam o produto para review tentaram reproduzir o erro, alguns com, outros sem sucesso.
A atualização do Pixel 6a não faz qualquer menção a isso. Pode ser que o problema tenha sido corrigido (nem sempre as patch notes que detalham as mudanças de uma atualização refletem todo o escopo de alterações), pode ser que esteja sendo ignorado.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!