Atenção, estudantes! Serão abertas nesta segunda-feira, dia 1° de agosto, as inscrições para a 2ª edição de 2022 do Prouni (Programa Universidade para Todos). Os interessados terão até 23h59 do dia 4 de de agosto de 2022 para manifestar interesse pela bolsa.

Pela primeira vez, alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares, sem bolsas de estudos, poderão participar do programa. No entanto, a classificação final continuará priorizando professores da rede pública e estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

Criado em 2004, o Prouni é um programa do governo federal que visa democratizar o acesso ao ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudos. Candidatos que se encaixarem nas regras do programa poderão ser contemplados com bolsas integrais e parciais em faculdades particulares de todo o Brasil.

Leia também:

publicidade

Quais os requisitos para participar do Prouni?

Quem quiser ser contemplado com a bolsa deve ter participado da edição de 2020 ou de 2021 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação. A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa não tenha diploma de curso superior. 

Para participar do processo é necessário possuir renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral (100%). Ou renda familiar per capita mensal de até 3 salários mínimos, para bolsa parcial (50%).

Saiba como se inscrever

Para se inscrever, basta acessar o site oficial do programa. O processo será feito em uma única etapa, exclusivamente pela internet. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até 2 opções de instituição, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. Como mencionado no início da matéria, as inscrições serão encerradas no dia 4 de agosto, então fique atento para não perder o prazo.

Os estudantes poderão ser selecionados em até duas chamadas: a primeira, de acordo com a página oficial do Prouni, deve ser divulgada no dia 8 de agosto. Já a segunda, no dia 22 do mesmo mês. 

Cronograma completo do segundo semestre do Prouni 2022

  • Inscrição: 1 a 4 de agosto
  • Primeira chamada: 8 de agosto 
  • Comprovação das informações da primeira chamada: 8 a 17 de agosto 
  • Segunda chamada: 22 de agosto 
  • Comprovação das informações da segunda chamada: 22 de agosto a 31 de setembro 
  • Prazo para participar da Lista de Espera: 05 a 06 de setembro
  • Divulgação da Lista de Espera: 09 de setembro
  • Comprovação de informações da Lista de Espera: 10 a 16 de setembro

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!