Chuvas de meteoro do fim de julho “inundam” a internet com imagens incríveis

Por Flavia Correia, editado por André Lucena 01/08/2022 13h09, atualizada em 01/08/2022 13h45
chuva-de-meteoros-Bramon
Jocimar Justino de Souza, operador da BRAMON em Monte Castelo - SC
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No último fim de semana de julho, fomos presenteados por verdadeiros espetáculos no céu: as chuvas de meteoros Piscis Austrinídeos, Delta Aquáridas do Sul e Alfa Capricornídeos, tendo o pico da primeira iniciado na quinta-feira (28), com as outras duas chegando ao auge no sábado (30).

Esses eventos são causados basicamente pela queima de gelo e gases congelados com pedaços de rochas e poeira incrustados em objetos espaciais como os cometas. Enquanto a origem da chuva Piscis Austrinídeos ainda é desconhecida, as outras duas são formadas, respectivamente, por detritos dos cometas 96P/Machholz e 169P/NEAT.

Quando esses corpos se aproximam do Sol, acontece um fenômeno de sublimação, e, então, as partículas que se dirigem à Terra são convertidas em gás quando passam pela nossa atmosfera. Essa queima gera o efeito luminoso que conseguimos visualizar.

Anualmente, nós voltamos ao mesmo lugar da órbita e reencontramos, periodicamente, essas chuvas. Como esses detritos são completamente inofensivos, não temos mais nada com o que nos preocuparmos, além de tentarmos captar registros desses shows de luzes.

Leia mais:

Hoje em dia, com a facilidade da Internet, não é necessário nem mesmo sair de casa para ter as melhores visões desses fenômenos. Basta acessar as redes sociais. E, com as chuvas de meteoros mais recentes, não poderia ser diferente: as plataformas foram inundadas com imagens incríveis desses eventos.

Veja as melhores imagens das chuvas de meteoro do fim de julho

https://www.instagram.com/p/CgsIq4TvMmy
https://www.instagram.com/p/Cgt6eTFvTD-/
https://www.instagram.com/p/CgsOLJ6O3Ge/

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.