O ministro das Comunicações, Fábio Faria, está liderando uma comitiva do governo brasileiro em missão aos Estados Unidos, com um objetivo, atualizar o iPhone 13 para rodar em redes 5G SA (standalone). A equipe brasileira embarcou ontem (2), e pretende cobrar da Apple uma atualização no iOS, sistema do iPhone 13.

A viagem do ministro tem como propósito fazer com que a Apple libere uma atualização para o Brasil, para que o iPhone 13 passe a usar versão standalone (SA) da conectividade 5G. Assim, os aparelhos da empresa poderiam ser usados com redes 5G SA, também chamadas de 5G puro, com maior velocidade na conexão, além de uma menor latência, ou tempo de resposta.

publicidade

Dessa forma, é provável que a Apple torne a linha iPhone 13 compatível com 5G SA no Brasil até o fim de setembro, prazo para que todas as capitais do país tenham cobertura. Porém, de acordo com o ministro e sua equipe, isso só será possível por causa do seu apelo à Apple.

“Os aparelhos iPhone precisam baixar uma atualização da própria Apple. Eu e Carlos Baigorri (presidente da Anatel) vamos, na terça-feira, na própria Apple, lá em Palo Alto (na Califórnia, EUA), pedir para que eles agilizem essa atualização e já possamos ter o 5G standalone (SA) funcionando”.

Por enquanto, a Apple garante o funcionamento dos aparelhos em redes 5G NSA (Non-standalone) no Brasil, mas vale lembrar que a linha iPhone 13 é compatível com 5G SA (standalone) no exterior. Assim, é só uma questão de tempo até que eles também funcionem com essas redes no Brasil. Isso acontecerá no momento em que a validação e os testes para desempenho ideal forem concluídos pela empresa e suas parceiras.

publicidade

Tamanho da participação do iPhone no mercado brasileiro

Vale lembrar que o iPhone representa menos de 10% dos 242 milhões de celulares do país. Essa participação não parece muito alta, mas equivale a mais de 24 milhões de dispositivos. Por outro lado, temos o Android, com um percentual acima de 90% do nosso mercado mobile. No sistema do Google, a ativação do 5G SA fica a critério dos fabricantes dos dispositivos.

Via Exame

publicidade

Imagem: solarseven (Shutterstock)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!