O Baidu, conhecido como “Google da China”, está investindo cada vez mais no mercado de carros autônomos por meio da sua montadora Jidu Auto. As apostas são tão altas que o presidente-executivo da Jidu, Robin Li, afirmou que a tecnologia autônoma da empresa deverá estar uma geração à frente da Tesla

Para a companhia, o principal foco é desenvolver veículos inteligentes e não apenas elétricos. “Nossa compreensão de veículos inteligentes é que ser elétrico é a semifinal, enquanto ser inteligente é a final”, acrescentou Li.

publicidade

Leia também!

De acordo com o executivo-chefe da Jidu, Joe Xia Yiping, a empresa deve entregar até 800 mil carros autônomos até 2028. O segundo modelo dos veículos devem entrar para produção em massa em 2024. 

publicidade

Um dos grandes diferenciais dos carros autônomos da Jidu para os da Tesla são os sensores “lidar”, um sistema de detecção semelhante a radares que usam luz laser pulsada em vez de ondas de rádio. 

A Jidu revelou o seu primeiro carro “robô” em junho deste ano. Sua composição hatchback de aparência futurista possui competência avançada de autonomia na direção e recursos aprimorados de… fala.

publicidade

Exatamente. Em uma estrutura já muito próxima do modelo de produção, o Robo-01 da Jidu oferece voz em cena completa dentro e fora do carro, resposta de voz em milissegundos e assistente de voz inteligente offline. Assim, podendo “falar e compartilhar suas emoções”.

Nas palavras da startup, há uma comunicação natural do veículo, com capacidade de interação humano-computador de integração multimodal. O Robo-01 reconhece com precisão as instruções das pessoas e responde às necessidades do usuário em tempo real “por meio de linguagem, visão, toque e outros métodos interativos”.

publicidade

Confira mais especificações sobre o carro autônomo da Jidu, clicando aqui.

Via: Auto Blog

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!