A Apple deve aumentar a quantidade de publicidade que veicula dentro de seus produtos, especialmente o iPhone e o iPad. A novidade é veiculada por Mark Gurman em sua newsletter Power On e o analista espera este tipo de propaganda acontecendo tanto na da App Store, como em outros serviços da empresa da maçã.

Existe uma tendência de mercado que a Apple vem criando e fomentando, para deixar os usuários mais seguros e confiantes de que nenhum aplicativo está vasculhando sua vida pessoal quando ele não quer. A ferramenta de escolha é chamada de App Tracking Transparency, ou ATT em inglês e significa algo como “Transparência no Rastreamento da Apple”.

Leia também

Ela funciona assim: você abre um app pela primeira vez e um pop-up pergunta se você deseja que este aplicativo colete suas informações mesmo quando a fonte é outro software, no mesmo aparelho. Diversas empresas utilizam esta coleta de dados para melhorar a sugestão de publicidade, mas algumas já comentaram que perderam muito dinheiro desde que o iOS (e o iPadOS) permitiu o usuário decidir se quer ou não entregar tudo.

publicidade
iPhone SE (2022) pode ter mais publicidade da Apple (Imagem: Mario Kurth/Olhar Digital)
iPhone SE (2022) pode ter mais publicidade da Apple (Imagem: Mario Kurth/Olhar Digital)

Hoje a Apple tem anúncios no Bolsa, App Store e News

Mesmo com este pensamento, a Apple também tem sua fatia de publicidade dentro do sistema operacional móvel e ela aparece quase que exclusivamente na App Store, no app Bolsa e também no News. Agora, segundo Mark Gurman, a parte dos banners dentro da loja de apps ficará mais visível.

Atualmente os app promovidos pela Apple aparecem dentro da aba “Buscar”, mas em breve eles também estarão presentes na parte chamada de “Hoje”, que é a página inicial da loja. A companhia também deve exibir seus anúncios dentro de páginas de download que aparecem quando o usuário está em um app específico.

Atualmente a parte de anúncios dentro da Apple gera US$ 4 bilhões por ano, segundo Todd Teresi, vice-presidente responsável por negócios de publicidade da empresa da maçã. O executivo já prometeu aumentar este número para duas casas, o que corrobora com a previsão de Mark Gurman sobre a propaganda aumentar dentro do iPhone e iPad.

Gurman também acredita na propaganda da Apple invadindo mais áreas, como o Mapas, o Apple Books, Podcasts e até o TV+. Para o serviço de streaming de vídeos, o analista prevê que uma assinatura com anúncios pode ajudar na expansão do número de assinantes, além de aumentar o retorno em publicidade para o geral da empresa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!