A Oracle está monitorando os algoritmos e modelos de moderação de conteúdo do TikTok em território americano para garantir que não sejam manipulados pelo governo da China. As informações vêm do relatório divulgado pela Axios nesta terça-feira (16).

Em depoimento ao Axios, um porta-voz da rede social informou que a Oracle realizará auditorias regulares dos processos de verificação e validação regulares dos modelos de moderação “para garantir que os resultados estejam alinhados com as expectativas e que os modelos não tenham sido manipulados de forma alguma”, afirmou o porta-voz

Leia mais:

Segundo o representante do TikTok, as análises de tráfego de novos usuários estão sendo analisadas desde a semana passada.

publicidade

Em junho a rede social começou a enviar todos os dados de usuários dos EUA para a Oracle, com isso todos os dados privados de usuários dos EUA passaram a ser armazenados nos data centers do próprio país. 

Tiktok
Dados de usuários americanos do TikTok são armazenados pela Oracle. Imagem: Ascannio/Shutterstock

“Essa é uma direção importante do ponto de vista de segurança de sistemas e dados e parte de nosso foco em preservar uma experiência interconectada para nossa comunidade global enquanto criamos uma cultura de segurança em primeiro lugar”, disse o TikTok na época.

Com o novo acordo, a Oracle passou a monitorar os sistemas da rede social para assegurar que os dados de usuários do TikTok não estão sendo manipulados por autoridades da China. Essa preocupação vem de legisladores dos EUA sobre como os dados dos usuários americanos eram armazenados. Um conselho da rede social  ganhou uma sede nos EUA, o TikTok Global, no qual Oracle e Walmart têm participação como acionistas. 

Em 2020, o então presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou proibir a rede social do país caso os dados da rede social não fossem armazenados em território americano. Trump ainda sugeriu que a Byte Dance – dona do TikTok – vendesse a rede social.

Imagem: Ascannio/Shutterstock.com

Com informações de TechCrunch e Axios

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!