A recente visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos à ilha de Taiwan reacendeu o conflito do país com a China. Como resposta, os chineses fizeram um grande exercício militar na região. Pouco depois, na última terça-feira (16), os EUA realizaram testes com o Minuteman III, um poderoso míssil que pode ser usado, inclusive, para transportar armas nucleares.

Oficialmente, o teste não foi uma resposta à China. Em declaração, o governo americano disse apenas que o exercício já era programado e mostrou a “prontidão das forças nucleares dos EUA e fornece confiança na letalidade e eficácia da dissuasão nuclear do país”. 

Qual o potencial do Minuteman III?

O Minuteman III testado pelos EUA estava sem munição e viajou mais de 6 mil quilômetros e uma velocidade superior a 28 mil km/h. O alcance total do equipamento não é 100% conhecido e fica entre  9.600 e 10.000 quilômetros.

O principal destaque do míssil é justamente sua capacidade nuclear. O MInuteman III pode levar até três ogivas de uma vez. Já a previsão do disparo fica em torno de 240 metros, o suficiente para garantir a destruição de qualquer alvo marcado para ser atingido. 

publicidade

Esse tipo de míssil é disparado de silos: um tipo de abrigo subterrâneo criado justamente para isso. Chris Cruise, coronel da força aérea dos EUA, chamou esse tipo de lançamento de uma parte da “tríade nuclear” do país, que conta ainda com disparos pelo mar e aéreos para atingir alvos em diversas partes do mundo caso seja necessário.

As ogivas nucleares do Minuteman III podem ter entre 300 a 475 quilotons, segundo estimativas. Cada uma delas é capaz de promover uma destruição em massa de cerca de 800 metros de diâmetro do local atingido e causando danos que podem ir bem além disso. O potencial de destruição de uma bomba dessas abrange cidades inteiras.

Leia mais:

História do míssil

Como boa parte do arsenal militar dos EUA, o Minuteman é um projeto que remete aos tempos da Guerra Fria. A primeira versão da arma foi desenvolvida há mais de 60 anos. Ele é composto por seis estágios e atualmente existem cerca de 400 distribuídos pelas bases americanas. 

As versões produzidas e atualizadas desde 1997 podem continuar em funcionamento, isto é, disponíveis para uso até 2030. No entanto, é provável que novas atualizações sejam feitas até lá para manter o funcionamento desse poderoso arsenal por mais tempo.

Apesar da versão oficial de que o teste não é uma resposta a nenhum movimento militar de outro país. O exercício causa estranheza já que, em abril, os EUA cancelaram um teste anterior com o Minuteman III por conta da Guerra entre Rússia e Ucrânia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!