Desde 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) tomou posse do cargo no Brasil, os impostos sobre jogos de videogame foram reduzidas quatro vezes. No entanto, a realidade dos games não é de queda dos preços, pelo menos na percepção das pessoas que estão conectadas com esse universo.

Uma reportagem do portal Tilt, do UOL, trouxe à tona essa realidade e buscou saber um pouco mais sobre os pensamentos de gamers e profissionais da área. Nesse contexto, é destacado que os preços de jogos, consoles e outras ferramentas na verdade sofreram um aumento, ao invés de caírem. Os motivos passam pela alta do dólar, a crise da escassez de produtos, como o PS5 e chips, e os impactos negativos da pandemia da Covid-19.

publicidade
Imagem: Reprodução/Shutterstock
Imagem: Reprodução/Shutterstock

Apesar disso, como mencionado anteriormente, algumas taxas sobre jogos, acessórios e afins tiveram uma redução, ou, até mesmo, foram zeradas em alguns casos. No entanto, a sensação é que a medida não foi suficiente para impedir a escalada dos preços.

“Não senti uma queda de valor, e sim um crescimento porque a indústria de games teve outros custos. Para a gente aqui no Brasil, acaba pegando bastante”, afirma o youtuber Skorpion Gamer ao Tilt.

publicidade

Além disso, com a alta nos preços de consoles mais avançados e a citada escassez de produtos causaram uma volta ao passado. O interesse pelo PS4 e Xbox One acabou subindo, em detrimento dos consoles da nova geração. Outra questão levantada é o mercado de aparelhos usados, em que as isenções de impostos acaba não impactando de alguma forma.

De acordo com o economista Yvon Gaillard, a medida sobre os impostos de videogames pode ser analisada como uma estratégia que visa as eleições de 2022.

publicidade

“Quem usufrui deste tipo de jogo é uma população jovem na qual o governo Bolsonaro não tem um bom alcance. Então, pode-se entender que é uma medida eleitoral para conseguir votos”, disse Gaillard.

Leia mais:

publicidade

A última redução de impostos sobre videogames no Brasil foi no dia 1° de julho deste ano. A medida buscou reduzir a alíquota de peças e acessórios de games e consoles de 16% para 12%, além de zerar o imposto sobre videogames com telas inclusas.

Em agosto de 2021, uma outra redução no imposto sobre games realizada pelo governo teve uma considerável repercussão. Na ocasião, além da queda da alíquota de 30% para 20%, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) também foi afetado. No entanto, a realidade dos videogames no Brasil ainda é de altos preços dos produtos.

Informações via reportagem do Tilt.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!