O governo do estado de São Paulo anunciou que irá começar, no próximo sábado (20), a vacinação contra a Covid-19 de todas as crianças de 3 a 4 anos. A prefeitura da cidade iniciou oficialmente a campanha no mês de julho, mas seguia em ritmo lento devido à falta de doses e estava priorizando crianças indígenas, quilombolas e com comorbidades ou deficiências. 

De acordo com informações do G1, jovens de até 15 anos também poderão atualizar a carteira de vacinação e se imunizar contra outras doenças no chamado Dia D da Multivacinação. 

publicidade
criança vacina agÊncia brasil
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, até esta quinta-feira (18), 9.008 crianças dessa faixa etária foram vacinadas contra a Covid-19, incluindo aquelas que receberam doses remanescentes, na chamada ‘xepa’. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a CoronaVac para aplicação no grupo no mês passado e, após a autorização, a vacina foi inserida no Programa Nacional de Imunização (PIN). 

Sem doses da CoronaVac 

publicidade

O Ministério da Saúde ainda não fechou contrato com o Instituto Butantan e por isso ainda não definiu um cronograma de vacinação das crianças. A campanha tem acontecido de forma independente, a partir de doses que sobraram. 

Leia mais! 

publicidade

Após diversos estados e cidades precisarem interromper a vacinação devido a falta do imunizante, o MS comprou um milhão de doses, conforme informou o Instituto Butantan, para iniciar a retomada da produção em solo brasileiro. 

“A pasta [ministério da Saúde] oficializou a compra de um milhão de doses, que devem ser entregues até meados de setembro. Vale lembrar que o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção do imunizante, que está sendo importado da China, é capaz de suprir a demanda de seis milhões de doses de CoronaVac”, diz o documento, ao qual o Olhar Digital teve acesso. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!