O que aconteceria, caso os humanos fossem extintos? Esse é um dos questionamentos sobre os quais o livro “We Owe The Future”, de William MacAskill, foca. Com a evolução tecnológica, que abre espaço para o desenvolvimento de armas nucleares e armas biológicas capazes de causar destruição em massa, a extinção de nossa espécie é preocupante e pode não estar muito longe.

Quais repercussões a Terra e o Universo assistiriam caso os humanos simplesmente desaparecessem? De acordo com MacAskill, esse fato mudaria fundamentalmente a história do Universo. A possibilidade de haver uma nova espécie inteligente e capaz tecnologicamente é muito baixa, quase impossível.

Leia mais:

O que embasa essa perspectiva é o Paradoxo de Fermi, que surgiu em 1950. Ele trata sobre a discrepância entre a grande probabilidade de existir vida em outros planetas, devido a vasta presença desses astros no Universo, e o fato de que ainda não foi encontrada uma evidência sequer de vida fora da Terra.

publicidade

Uma obra de bilhões de anos

Para William MacAskill, não haveria tempo hábil para que uma nova espécie, como o homo sapiens surgisse, já que levou 200 milhões de anos para que os humanos evoluíssem dos primeiros mamíferos. O último ancestral comum entre humanos e chimpanzés estava vivo há apena 8 milhões de anos. É um tempo cosmológico muito recente e curto. Entretanto, a possibilidade de acontecer algo como no filme Planeta dos Macacos, onde há novas espécies tecnologicamente capazes, é extremamente difícil. Provavelmente, a Terra deixaria de ser habitável antes desse feito.

Além disso, o passo evolutivo dos animais para uma espécie como o homo sapiens pode ter sido astronomicamente improvável de ocorrer. Talvez planetas propícios para a vida sejam de fato extremamente raros. Para que a vida surgisse na Terra, passos improváveis e extraordinariamente incomuns tiveram de acontecer, como a evolução de células simples para células complexas, com núcleo e mitocôndrias e a evolução da reprodução sexual. Nesse caso, conta até mesmo a forma como os seres humanos se distinguem de outros primatas, através da inteligência, da capacidade cultural, hipercooperatória e de habilidades como a fala e a linguagem.

Os seres humanos são criaturas únicas

Portanto, possivelmente, os seres humanos são as únicas criaturas conscientes de estarem conscientes, que buscaram entender o Universo, a natureza e a realidade através da escrita e da matemática. Diante desses fatos, da baixa probabilidade de existir outros como nós, caso estraguemos tudo, será para sempre.

Sendo assim, o que levou bilhões de anos para surgir será simplesmente extinto, sem chance de retorno. A autocompreensão do universo pode ser permanentemente perdida e, dentro de apenas algumas centenas de milhões de anos a mais. O universo poderá retornar ao estado que ocupou durante a maior parte de seus primeiros nove bilhões de anos: frio, vazio, morto.

Via: Wired

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.