Exoplanetas sofrem “photobombing” e busca por vida alienígena é prejudicada; entenda

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Lucas Soares 22/08/2022 12h50
exoplaneta-astros-photobombing
Imagem: Exoplaneta e sua lua. Créditos: Dewald Van Rensburg/Pixabay
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você já foi vítima de ou já praticou photobombing? Essa prática consiste em aparecer de forma súbita, intencional ou não, para estragar uma foto. Alguns cientistas estão sofrendo com isso, pois alguns astros estão praticando “photobomb” com exoplanetas observados pelos telescópios e estragando pesquisa científicas.

Um estudo liderado pelo cientista Prabal Saxena, da Goddard Space Flight Center da Nasa, em Maryland, indica que a imagem captada de um planeta fora do Sistema Solar pode estar contaminada pela luz de outro exoplaneta próximo. Essa situação poderia gerar erros na análise de dados — especificamente o espectro de luz que poderia indicar a composição química dos planetas.

Leia mais:

Os telescópios espaciais precisam captar imagens em locais longínquos, o que poderia influenciar na difração de luz e fazer com que dois exoplanetas se fundam visualmente. Isso causa muita confusão quando os cientistas analisam as bioassinaturas desses dois planetas em busca por sinais de vida. Essa sobreposição de planetas podem influenciar totalmente os resultados.

Ainda não há um método assertivo para evitar que essas situações aconteçam. A equipe de Saxena sugeriu alguns métodos para mitigar o photobombing planetário, desde o uso de vários telescópios para examinar a mesma área até o uso de um único telescópio para observar os exoplanetas durante um longo período de tempo, o que pode ajudar a distinguir os objetos dentro de um photobombing à medida que eles se movem em suas órbitas.

Entretanto, nenhuma das medidas se mostrou totalmente funcional. Os cientistas, no entanto, dizem que mais pesquisas são necessárias para resolver essa prática não intencional de forma eficaz, sem prejuízo da pesquisa com exoplanetas.

Via: Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.