Depois de mais de dois meses de “descanso”, o helicóptero Ingenuity voltou à ativa em Marte, completando seu 30º voo no planeta no último sábado (20).

Animação mostra o pequeno helicóptero Ingenuity levantando voo em Marte. Imagem: NASA

O pequeno drone autônomo de 1,8 kg estava parado desde 11 de junho, em razão da temporada de inverno na Cratera Jezero, seu local de pouso e região de estudo. Por causa disso, o Ingenuity não estava recebendo luz solar suficiente para manter carregadas suas baterias.

publicidade

Essa questão, que é agravada pelo acúmulo de poeira no painel solar do helicóptero, impede voos longos e audaciosos, mas saltos curtos ainda são possíveis no momento. E a equipe científica da missão decidiu levar o pequeno rotorcraft para dar uma breve voltinha, com o intuito de assegurar que ele ainda está funcionando bem depois de experimentar mais de 100 noites geladas de inverno em Marte.

Segundo o site Space.com, o voo foi projetado para durar 33 segundos e cobrir apenas dois metros de distância horizontal, objetivos que foram alcançados pelo drone.

publicidade

“O #MarsHelicopter está de volta! Depois de um hiato de dois meses, o rotorcraft deu um pequeno salto no fim de semana para que a equipe possa verificar seus sinais vitais e tirar um pouco de poeira do painel solar”, relatou no Twitter o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, que gerencia a missão da Ingenuity.

Leia mais:

publicidade

Originalmente encarregado de uma campanha de cinco voos projetada para mostrar que helicópteros podem explorar Marte, o pequeno Ingenuity superou a missão de demonstração há mais de um ano e agora está servindo também como explorador do companheiro Perseverance, ajudando a selecionar as melhores rotas para o rover.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!