Mosca destruidora de lavouras é impedida de ser morta por conta de sua beleza

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Lucas Soares 23/08/2022 18h36
mosca-lanterna-pintada-nova-york
Imagem: Fotografia da mosca-lanterna-pintada em um tronco de árvore. Créditos: Amy Lutz/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A mosca-lanterna-pintada (Lycorma delicatula) está causando mais problemas do que o previsto nos Estados Unidos. Conhecida por se alimentar de uma enorme variedade de gêneros alimentícios, como videiras e outras árvores frutíferas, esse inseto ganhou proteção dos cidadãos nova-iorquinos, por ser… muito bonito.

Esse animal, nativo de países asiáticos, como Índia, China e Vietnã, foi visto pela primeira vez nos EUA, no estado da Pensilvânia, em 2014, e desde então se espalhou pelo país, gerando prejuízos significativos para a agricultura. Para evitar danos, vários estados ordenaram que os produtores matassem esses insetos.

Leia mais:

Porém, de acordo com uma matéria publicada pelo jornal The New York Times (NYT), algumas pessoas estão resistindo à ordem por achar a mosca esteticamente bonita demais para merecer a morte. A desenvolvedora de software, Jody Smith, que é vegana, declarou ao jornal que não corrobora com a atitude de matar os bichinhos porque não acredita que eles sejam dispensáveis. Entretanto, ela afirma que não hesita em matar uma barata.

mosca-lanterna-pintada-nova-york
Fotografia da mosca-lanterna-pintada em um tronco de árvore. Créditos: Amy Lutz/Shutterstock

Será que esse inseto merece a misericórdia dos cidadãos nova-iorquinos apenas por ser bonito?

O diretor de indústria vegetal do Departamento de Agricultura e Mercados do Estado de Nova York, Chris Logue, disse ao The New York Times que essa hesitação dos cidadãos é compreensível, pois a mosca “colorida parece inofensiva”. Entretanto, segundo ele, esse não é o único fator que precisa ser considerado, pois “o dano que essas espécies invasoras podem causar para prejudicar culturas importantes do país e impactar nosso sistema alimentar é real”.

Via: The Byte

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.