Os benefícios da compreensão das micro jornadas para a fidelização do público-alvo

Por Giselle Freire, editado por André Lucena 24/08/2022 21h37
Animação com uma pessoa com um megafone e uma outra com uma nota de dinheiro
Crédito: CC0 Domínio Público/PxHere
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Definir o público-alvo é uma das principais tarefas de qualquer empresa. A segunda é entender os momentos, lugares e maneiras com que as pessoas podem se relacionar com os seus produtos e serviços. É primordial que todas as marcas identifiquem as micro jornadas capazes de levar seus consumidores em direção a sua marca ou produto.

Estamos em uma era onde o omnichannel deixou de ser um diferencial e virou obrigação. As micro jornadas devem ser estudadas de diversas formas – on-line ou off-line – para que na ponta final se traduzam em conversão.

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Hoje as agências necessitam conhecer profundamente o comportamento dos públicos-alvo dos seus clientes para atuar com êxito. Precisam disso para sugerir o melhor direcionamento dos canais de comunicação e a forma ideal para engajar o público-alvo. Os criativos precisam criar campanhas já alinhadas com as micro jornadas que fazem sentido para a marca.

É imprescindível também que o marketing e a publicidade contem com o apoio de tecnologias, pois o acesso aos dados possibilitam que a comunicação seja mais assertiva e a verba do cliente seja otimizada para a conversão. Tal mapeamento ainda é de extrema importância para realização de ações personalizadas, haja vista que hoje o consumidor dá maior valor à experiência e conteúdos que conversam diretamente com ele.

Peguemos como exemplo uma produtora de painéis de madeira (MDF), que possui um clube de fidelidade e almeja um aumento no número de marceneiros cadastrados. Nesse caso, é necessário compreender e colocar em prática as micros jornadas que mais se encaixam, estudar em que momento e o espaço que os profissionais estariam propensos a se aprofundar sobre o assunto e, por fim, apresentar as vantagens comerciais e intrínsecas ao fazer parte do clube. Perceba que o processo é concebido para que o cliente seja conquistado ao invés de ser induzido à associação.

No geral, quanto mais a agência consegue compreender como o público-alvo do cliente toma decisões de compra em cada micro jornada, menos haverá dispersão de verba. Por isso, a tecnologia é fundamental para recolher informações capazes de gerar insights estratégicos, táticos e criativos, além de revelar à marca a maneira mais eficiente de estruturar um produto ou serviço e levá-lo ao conhecimento geral do público.

A inovação na publicidade não se trata apenas de ideias geniais que surgem aleatoriamente, mas também da capacidade de promover soluções com base no contexto de cada cliente de maneira ágil e precisa. A verdade é que o jogo mudou e faz tempo.

*Giselle Freire é CEO e diretora de contas na agência de marketing integrado DreamONE

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Redator(a)

Giselle Freire é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.