O Waze, um aplicativo de navegação com GPS, anunciou que irá acabar com seu sistema que oferece carona. Esse serviço já está na plataforma há seis anos, mesmo que durante a pandemia da Covid-19 seus termos tenham mudado um pouco.

Segundo um comunicado, em setembro o Waze irá começar a terminar esse serviço de caronas, que estava disponível nos EUA, Brasil e Israel. O Waze também afirmou que irá buscar outras formas de dar suporte e atender os 150 milhões de usuários que utilizam seu app no mundo todo.

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A empresa informou ao The Verge: “Enquanto o Waze era predominantemente um aplicativo de deslocamento pré-COVID, hoje a proporção de recados e viagens ultrapassou os deslocamentos. Isso significa que temos a oportunidade de encontrar maneiras ainda mais impactantes de reunir uma comunidade global para compartilhar insights em tempo real e ajudar uns aos outros a superar o tráfego – isso é o que sempre tornou o Waze realmente especial”.

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Esse serviço era chamado de ‘Waze Carpool’ e foi lançado em 2016 na Bay Area. Logo em seguida esse sistema foi se ampliando para todos os 50 estados dos EUA, também para o Brasil e o país de origem do Waze: Israel. 

É importante ressaltar que o Waze Carpool tinha o objetivo de ser diferente do Uber e 99, pois era permitido que motoristas não profissionais oferecessem caronas para pessoas que viajassem em uma rota semelhante por uma taxa nominal. Em 2018, o Waze lançou seu próprio aplicativo de caronas autônomo.

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O Waze relatou que usaria sua “tecnologia de roteamento superior” para que as pessoas compartilhassem caronas em seus carros, com o propósito de diminuir a quantidade de automóveis nas ruas.

Mesmo que a empresa afirmasse que sua intenção era ganhar dinheiro, ela recebeu diversas parcerias com grandes empregadores, e assim foi possível incentivar os colaboradores a utilizar o serviço. 

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Waze

Com a recente pandemia, o Waze Carpool perdeu um pouco suas forças, e agora estava tentando se estabilizar, porém, ainda estava um ambiente difícil para a empresa. Ainda mais agora com a quantidade de pessoas que vão ao escritório ultimamente.

O serviço do Waze dependia de um fluxo constante de pessoas indo ao escritório todos os dias, e isso mudou fundamentalmente como resultado da pandemia. Segundo uma análise recente, 35% dos questionados informaram que podem trabalhar em casa em tempo integral. Outros 23% podem trabalhar em casa entre um e quatro dias por semana.

Com isso, o Waze relatou que continuará trabalhando com as cidades em seus desafios de mobilidade. “Estamos orgulhosos do que conquistamos por meio do Waze Carpool e agradecemos à comunidade do Carpool por compartilhar viagens e trabalhar juntos para tirar os carros das ruas”, finalizou a empresa.

Via: The Verge

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