Lançada no dia 24 de novembro do ano passado, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) está a apenas um mês de atingir o seu alvo, um sistema binário composto por dois asteroides: Didymos, com 780 metros de diâmetro, e sua “lua” Dimorphos, quase cinco vezes menor.

Ilustração mostra a espaçonave da missão DART, da NASA, que vai se chocar com asteroide em teste de defesa planetária dentro de um mês. Imagem: JesperG – Shutterstock

Gerenciada pelo Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins (APL), da Universidade John Hopkins, a missão é o primeiro teste da NASA que assume uma nova e audaciosa abordagem para defender a Terra de asteroides perigosos.

publicidade

De acordo com a agência, estima-se que em 26 de setembro, por volta das 20h15 (pelo horário de Brasília), a espaçonave vai se chocar com Dimorphos a aproximadamente 24.000 km/h, na tentativa de alterar a trajetória do corpo celeste.

Embora esse asteroide não esteja em rota de colisão com a Terra, a missão é um teste para ver se a “tecnologia de impacto cinético” funcionaria para desviar quaisquer potenciais rochas espaciais que venham a ameaçar o nosso planeta.

publicidade

Segundo o site Space.com, a NASA escolheu mirar esse sistema binário tendo em vista que, como os dois asteroides giram em torno um do outro – e ambos podem ser observados por telescópios baseados em solo – será possível descobrir rapidamente se o impacto da espaçonave conseguiu mudar a órbita de Dimorphos.

Leia mais:

publicidade

O evento terá cobertura em tempo real pela NASA TV, no site e no canal oficial no YouTube, a partir das 19h. A agência alerta, no entanto, que no momento exato do impacto a transmissão será interrompida pelo choque, que cortará o sinal.

Pouco antes da colisão, porém, DART vai disparar o CubeSat Italiano Leve para Imagens de Asteroides (LICIACube) que voará mais lentamente por Dimorphos para fotografar o impacto e seus efeitos sobre a rocha Didymos.

publicidade

Posteriormente, dentro de cerca de quatro anos, a missão Hera, da Agência Espacial Europeia (ESA), vai seguir rumo ao sistema binário para avaliar em detalhes os resultados do teste da NASA.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!