A Nasa lançou na madrugada desta quarta-feira (24) a DART (Double Asteroid Redirect Test), missão que testará uma nova abordagem para defender nosso planeta contra asteroides perigosos. A espaçonave decolou às 3h21 (horário de Brasília) a partir da base Vandenberg da Força Espacial dos EUA, na Califórnia, em um foguete Falcon 9 da SpaceX.

Nove minutos após o lançamento o primeiro estágio do foguete B1063, que já havia sido usado em duas outras missões, realizou um pouso perfeito a bordo da balsa autônoma Of Course I Still Love You (OCISLY), no litoral da California.

Começa agora uma jornada de 11 milhões de km rumo ao alvo da missão, um sistema binário composto por dois asteroides: Didymos, com 780 metros de diâmetro, e sua “lua” Dimorphos, com 160 metros. No início de outubro de 2022 a espaçonave deve se chocar contra Dimorphos a uma velocidade de quase 25 mil km/h. O objetivo é testar a eficácia de um “impacto cinético” na alteração da órbita do asteroide.

Como a DART é um “cubo” com cerca de 1,3 m de lado e pesará apenas 550 kg no momento do impacto, para o asteroide a colisão será mais como um “peteleco” do que como um chute de Roberto Carlos. Ainda assim, mesmo o menor empurrão é suficiente para, ao longo do tempo, influenciar significativamente sua trajetória.

publicidade

Leia mais:

Os resultados serão medidos por astrônomos na Terra e por um pequeno satélite italiano chamado LICIACube, que carrega duas câmeras chamadas LUKE (LICIACube Unit Key Explorer) e LEIA (LICIACube Explorer Imaging for Asteroid). Ele será separado de DART antes do impacto e fará imagens antes, durante e depois do evento.

Vale lembrar que Didymos e Dimorphos não representam risco algum para nós. Por isso, são candidatos perfeitos para o teste: se algo der errado, nada muda. Mas se acertarmos, teremos informações valiosas que poderão nos salvar caso, no futuro, realmente haja um asteroide em rota de colisão com nosso planeta.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!