A Apple pode estar prestes a ser envolvida em uma possível acusação antitruste. Segundo informações do site Politico, que conversou com uma fonte familiarizada com o assunto, o Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos está no estágio inicial na elaboração do documento.

De acordo com o veículo norte-americano, vários grupos de promotores do DOJ estão elaborando o processo, a fonte anônima disse que a acusação deve ser disponibilizada até o final do ano.

publicidade

Caso o processo seja de fato divulgado, essa será a primeira vez que a Apple estará envolvida em um processo antitruste. As acusações devem focar na restrição de aplicativos da App Store como a única maneira dos usuários de aparelhos do sistema IOS baixarem aplicativos. 

Leia mais:

publicidade

As reclamações sobre a loja de aplicativos da Apple já ocorre há um bom tempo por desenvolvedores, pois as políticas da empresa proíbem pagamentos externos e impedem os usuários a baixar softwares fora da App Store. 

Além disso o departamento deve considerar as reclamações públicas sobre a Tile, empresa de rastreamento de dispositivos perdidos, que testemunhou em audiências no Congresso, que a Apple dificulta a localização de dados e não permite o acesso aos componentes de hardware nos Iphones, o que torna mais difícil a localização de celulares perdidos. 

publicidade
ícone da appstore em um iphone da apple
A App Store ser a única maneira de baixar softwares em Iphones e Ipads deve ser a principal alegação do DOJ. (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Apesar dessa ser a primeira vez que a Apple estará envolvida em um processo antitruste, o Departamento de Justiça americano investiga a Apple desde 2019 por alegações que a empresa abusou de seu poder no mercado para prejudicar outras empresas de tecnologia.

Em 2020, o Departamento de Justiça acusou o Google de estar monopolizando os negócios de pesquisa e publicidade.

publicidade

Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock.com

Com informações de The Verge e Politico

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!