Plataforma do foguete da Artemis 1 é atingida por raio; veja

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Acsa Gomes 29/08/2022 15h36, atualizada em 30/08/2022 14h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A plataforma de lançamento do foguete da missão Artemis 1 foi atingida por um raio nesta segunda-feira. No entanto, as torres de raios receberam o pico de energia no lugar da composição. A agência espacial americana, NASA, disse que essas estruturas foram posicionadas justamente para cumprir essa função e garantir a segurança da espaçonave e, consequentemente, da missão. Apesar da missão ter sido adiada, não foi o raio quem causou o problema.

Fotos mostram as torres de raios ao redor do Artemis 1, o megafoguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), recebendo a descarga e transportando a grande quantidade de energia elétrica com segurança para longe do foguete. É importante destacar que a pilha possui o tamanho de um prédio de 30 andares, então é esperado que raios caiam no local.

Leia mais:

No Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, local do lançamento esperado, o diretor sênior de testes Artemis 1, da Nasa, Jeff Spaulding, declarou à mídia, no último domingo (28), que “sempre que vemos coisas tão dramáticas quanto um raio, todos nós prestamos muita atenção a ele – como deveríamos”.

Além disso, o diretor disse que os técnicos no local registraram cinco ataques às torres de raios da plataforma de lançamento, mas segundo Spaulding, todas as avaliações feitas mostraram que o foguete estava protegido.

Imagem: Torre de raios recebe descarga elétrica para proteger o foguete lunar Artemis 1, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Créditos: Nasa/Bill Ingalls

Esta missão precisará cumprir ou chegar perto de cumprir seus principais objetivos para aprovar Artemis para futuras missões tripuladas à Lua, desde o lançamento até o splashdown.

 Caso o problema atual, que impediu o lançamento da Artemis 1, não seja solucionado até sexta-feira (2), ou o tempo não esteja favorável (confira aqui a lista de critérios climáticos estabelecida pela NASA), uma segunda data de backup está programada para segunda-feira (5), a partir das 19h12.

Via: Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Ícone tagsTags: