A NASA finalmente confirmou a data de lançamento da missão Artemis 1, primeira parte do projeto que pretende levar astronautas de volta à Lua. Anteriormente, a agência já havia disponibilizado uma janela entre a última semana de agosto e a primeira de setembro, mas agora, você já pode marcar no calendário, pois a missão foi confirmada para o dia 29 de agosto. 

A oficialização da data ocorreu durante um webinar da agência, promovido durante esta semana justamente para trazer mais detalhes da missão. O enorme foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) deve ir para a plataforma no dia 18 de agosto para finalmente ser lançado no dia 29. Apesar da data, não está descartada a possibilidade de utilizar os dias 2 ou 5 de setembro caso algo saia fora do planejado durante a preparação.

publicidade
Abastecimento do SLS, que vai levar a missão Artemis-1 para a Lua na plataforma 39B do Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, Flórida
Abastecimento do SLS, que vai levar a missão Artemis-1 para a Lua na plataforma 39B do Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, Flórida / Foto: NASA/Joel Kowsky

Data da missão para a Lua divulgada pela NASA

Dado o histórico recente da agência e os diversos adiamentos do “ensaio molhado” da missão Artemis 1, a possibilidade das datas subsequentes serem usadas não pode ser descartada. Aliás, um cronograma revelado no começo de junho mostra que a agência está bastante atrasada com o andamento da missão, devido a problemas com vazamentos de combustível e restrições orçamentárias. 

Leia mais:

A Artemis IV deve finalmente colocar humanos novamente na Lua e pela primeira vez uma mulher. No melhor dos cenários, essa parte, e mais decisiva do projeto, deve ocorrer em 2024. “Estamos na reta final”, disse o diretor de lançamento do Artemis I, Charlie Blackwell-Thompson , durante uma entrevista coletiva na quarta-feira, confirmando a janela de lançamento do Artemis I.

Durante o voo Artemis 1, a espaçonave Orion rodeará a lua para testar as tecnologias de que a NASA precisa para apoiar o retorno dos astronautas à superfície lunar. A espaçonave levará dentro de si o manequim ‘Moonikin’, satélites CubeSat e alguns experimentos científicos. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!