O núcleo da Terra é cheio de mistérios devido a sua pouca exploração. No entanto, aos poucos os cientistas conseguem mais respostas sobre o que compõe o centro do nosso planeta. Agora, uma nova pesquisa indica que o calor intenso do local pode permitir a existência de uma enorme “fábrica de diamantes de carbono”.

O estudo feito por pesquisadores da Escola de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade Estadual do Arizona foca justamente na relação entre o núcleo metálico da Terra e o magma presente no manto. Essa ligação pode fazer o carbono ficar em estado de diamante.

publicidade

“A forma estável de carbono nas condições de pressão-temperatura do limite núcleo-manto da Terra é o diamante”, explica Dan Shim, professor da Universidade Estadual do Arizona e coautor do artigo, em comunicado.

Diamantes superprofundos encontrados no Brasil
Crédito: Graham Pearson/Divulgação

“Fábrica de diamantes” no núcleo da Terra

O núcleo interno é composto de ferro sólido e estimativas indicam que ele deve ser tão quente quanto a superfície do Sol. Já o núcleo externo é composto de ferro líquido e ao redor de tudo isso existe uma enorme camada de rochas derretidas.

publicidade

“A temperatura na fronteira entre o manto de silicato e o núcleo metálico chega a cerca de 3.800 graus celsius, o que é suficientemente alto para a maioria dos minerais perder H2O capturado em suas estruturas em escala atômica”, completa o pesquisador.

Leia mais:

publicidade

“Nas pressões esperadas para o limite do manto do núcleo da Terra, a liga de hidrogênio com o líquido de metal de ferro parece reduzir a solubilidade de outros elementos leves no núcleo. Portanto, a solubilidade do carbono, que provavelmente existe no núcleo da Terra, diminui localmente onde o hidrogênio entra para o núcleo do manto (através da desidratação).  Assim, o carbono que escapa do núcleo externo líquido se tornaria diamante quando entrasse no manto.”, completa o pesquisador.

“O carbono é um elemento essencial para a vida e desempenha um papel importante em muitos processos geológicos. A nova descoberta de um mecanismo de transferência de carbono do núcleo para o manto lançará luz sobre a compreensão do ciclo do carbono no interior profundo da Terra”, disse Byeongkwan Ko, co-autor do artigo.

publicidade

Essa, aliás, pode ser a origem dos diamantes que temos hoje. Eles são formados inteiramente por átomos de carbono em uma forte ligação. Estudos indicam que eles foram transportados da fronteira do núcleo da Terra para a superfície através de erupções vulcânicas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!