A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na terça-feira (30), um alerta sobre golpes que estão sendo aplicados com o uso de seu nome. Segundo a agência, os golpistas estariam se passando por servidores para oferecer vantagens e facilidades indevidas; essa não é a primeira vez que o nome do órgão é usado em ações do tipo.

De acordo com informações da Agência Brasil, a Anvisa explicou em nota que, para aplicar o golpe, alguém liga para a empresa e, ao se identificar como servidor da agência reguladora, oferece “vantagens na análise de processos de registro de produtos”. Em geral, os contatos foram feitos com empresas do setor de saúde que mantêm relações com a Anvisa. 

Fachada da Anvisa
rafastockbr/Shutterstock

“A prática é ilegal e configura estelionato. A agência esclarece que não faz contato direto com empresas oferecendo qualquer tipo de vantagem ou facilidade, nem promessas de auxílio em quaisquer processos”, esclareceu a reguladora. 

Denúncias sobre esse tipo de golpe devem ser feitas aos canais oficiais de atendimento da Anvisa. O espaço também pode ser usado para esclarecimento de dúvidas. Clique aqui para acessar os canais de contato direto com a agência. 

publicidade

Leia mais! 

A Anvisa é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde. Sua função é promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. 

Sua atuação é importante por ela ser responsável por criar normas e regulamentos no Brasil, além de dar suporte para todas as atividades envolvidas direta ou indiretamente na área da saúde do país. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!