Uma ordem de evacuação transmitida nesta quarta-feira (31) para toda a cidade de Los Angeles, deixando habitantes em pânico, não passou de um acidente, segundo xerife local.

Ontem, a programação televisiva do Condado de Ventura foi interrompida pela mensagem “Alerta do sistema de emergência. Uma autoridade civil emitiu uma ORDEM DE EVACUAÇÃO IMEDIATA…”, em seguida citando as áreas afetadas, dentre as quais, a cidade de Los Angeles.

publicidade
Aviso transmitido por televisão aos habitantes do condado.

Um usuário do Twitter se manifestou afirmando: “Isso foi assustador! Eu liguei para o escritório do xerife para entender o que estava acontecendo. Está na hora de Los Angeles deixar de brincar em serviço.”

Mais tarde, dois tweets – um em inglês e outro em espanhol – foram publicados pelo departamento de polícia do condado afirmando que a transmissão se tratava de um erro.

publicidade

Curiosamente, em 2017, outro alarme falso causou comoção, desta vez no Havaí, quando moradores do estado acordaram para se deparar com um alerta em seus celulares com os dizeres “Perigo de míssil balístico iminente para o Havaí. Procure abrigo imediatamente. Isto não é um teste.”

Leia mais:

publicidade

Fogo nos arredores de Los Angeles

O alarde gerado pela mensagem acidental não foi à toa, visto que o condado na Califórnia está sofrendo com uma série de incêndios florestais que já motivaram evacuações na região noroeste de Los Angeles.

Apenas na cidade, uma área de 21 mil m² – equivalente a 2100 campos de futebol – está em chamas, com apenas 12% do fogo contido, segundo o serviço de detecção de incêndios da Califórnia. Uma importante rodovia que passa por Los Angeles e leva ao México teve que ser interditada por conta das labaredas.

publicidade

Os atuais incêndios são uma consequência do calor extremo que assola o estado norte-americano neste verão. “Esta é a onda de calor mais intensa e duradoura do ano até então”, declarou Alexis Clouser, do Serviço Nacional de Clima de San Francisco.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!