Apple entra em acordo com acusador sobre enganações e golpes na App Store

Apple chegou a um acordo sobre o processo aberto por Kosta Eleftheriu em março de 2021 que acusou a App Store de dificultar a venda de aplicativos na loja, inclusive o seu próprio software que segundo ele teria sido rejeitado.
Por William Schendes, editado por André Lucena 02/09/2022 20h30
shutterstock_1792989253
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apple chegou a um acordo sobre o processo aberto por Kosta Eleftheriu em março de 2021 que acusou a App Store de dificultar a venda de aplicativos na loja, inclusive o seu próprio software que, segundo ele, teria sido rejeitado.

A queixa de Eleftheriu foi aberta no Tribunal Superior da Califórnia e inclui acusações de que a Apple exigia comissões sobre as vendas dos aplicativos. O desenvolvedor também acusou a Apple de não se esforçar para combater aplicativos fraudulentos na plataforma.

Leia mais:

Eleftheriou é criador do aplicativo FlickType, um teclado para Apple Watch. No processo, o desenvolvedor afirmou que a Apple tentou comprar seu aplicativo, após o negócio não ser fechado a empresa informou que o FlickType seria removido da App Store.

Ao The Verge, Eleftheriou disse que não pode comentar sobre o que foi determinado no acordo com a Apple, mas mencionou algumas sugestões sobre o que a empresa poderia fazer para melhorar sua loja de aplicativos. 

Ícone da App Store exibido na tela de um iPhone
Após o início do processo a Apple realizou algumas mudanças em sua loja de aplicativos. (Crédito editorial: BigTunaOnline/Shutterstock)

Essas sugestões incluem aumentar a equipe responsável pela revisão dos aplicativos, assegurar que os aplicativos mais vendidos estejam em alta na loja e reembolsar as pessoas que foram enganadas. Após Eleftheriou abrir o processo, algumas mudanças já foram feitas pela Apple na App Store como a aba de relatório, ou “informar um problema”, que ajuda as pessoas a localizarem aplicativos fraudulentos e alterações nas diretrizes da App Store para reprimir fraudes removendo golpistas do Apple Developer Program.

Uma mudança que não foi bem vista por boa parte dos usuários foi sobre a renovação automática de assinaturas em aplicativos.

Imagem: hanohiki/Shutterstock.com

Com informações de TechCrunch e The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.