Análises da Associeted Press (AP) e Eletronic Frontier Foundation (EFF) mostram que agências policiais dos EUA estão usando uma ferramenta de vigilância para rastrear o telefone das pessoas. A ferramenta de baixo custo usada pelas autoridades é a Fog Reveal.

De acordo com relatório da A,P desde 2018 as agências tem usado a ferramenta para investigações como rastrear suspeitos de assassinato e participantes da invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. A polícia usou o Fog Reveal para monitorar bilhões de registros de aproximadamente 250 milhões de celulares e usou os dados de localização para organizar relatórios de “padrões de vida” sobre os monitorados.

publicidade

Leia mais:

As investigações da EFF, uma organização ativista da defesa dos direitos de privacidade digital, revelaram o manual de usuário da ferramenta. Os documentos foram obtidos por solicitações da Lei de Liberdade de Informação americana, semelhante a Lei de acesso à informação aqui no Brasil. A análise elaborada principalmente por Bennet Cyphers, tecnólogo da EFF, mostrou que a ferramenta era pouco conhecida até ser usada pelos policiais norte-americanos. 

publicidade

“O manual é uma janela chave sobre como os policiais acessam e usam nossos dados. Ele mostra como é fácil apontar, clicar e rastrear pessoas arbitrárias com o Fog Reveal. Esses registros devem ser públicos por padrão para que o público possa responsabilizar as empresas de vigilância e as autoridades”, disse Cyphers ao Motherboard da Vice.

Os preços de uso da ferramenta começam a partir de US$7.000 dólares por ano, e algumas agências policiais até compartilharam acesso com outros departamentos para evitar mais gastos. As análises da AP descobriram que a Fog vendeu aproximadamente 40 contratos para cerca de 24 agências e o uso da ferramenta “raramente, ou nunca” era divulgado em documentos judiciais.

publicidade

De acordo com o promotor do condado de Washington, Kevin Metcalf, em depoimento à AP,  o Fog já foi usado em “circunstâncias exigentes”. Metcalf disse que a ferramenta tem colaborado para investigar casos de crianças desaparecidas e homicídio.

Davin Hall, ex-supervisor de análise de dados criminais de Greensboro, Carolina do Norte, se declarou contra o uso da ferramenta pois ela viola a privacidade dos usuários e fere a constituição americana. 

publicidade

“A capacidade que ele tinha de trazer à tona qualquer pessoa em uma área, seja em público ou em casa, me parecia uma violação muito clara da Quarta Emenda”, disse Hall sobre a Fog Reveal.

A Fog Data Science LCC foi fundada em 2015 por Robert Liscouski, lider da Divisão Nacional de Segurança Cibernética do Departamento de Segurança Interna.

Imagem: Artiom Photo/Shutterstock

Com informações de Associated Press, Endgadget e Vice

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!