Espaço interno em celular pode se tornar um problema, e mesmo serviços de armazenamento na nuvem nem sempre conseguem resolver. A solução quando o espaço acaba? Apagar vídeos e fotos. Mas às vezes deletamos arquivos errados, ou queremos restaurar algo que já foi eliminado do celular. Felizmente, existem alguns meios para recuperar fotos e vídeos no smartphone.

Aplicativos podem ser instalados para auxiliar na tarefa, mas às vezes uma foto deletada ainda não foi completamente apagada da memória do seu dispositivo. Confira no artigo especial preparado pelo Olhar Digital como fazer para recuperar fotos e vídeos do seu celular:

publicidade

O que acontece quando apagamos uma foto ou vídeo

Quando você escolhe pela exclusão de um arquivo de mídia, ou de qualquer arquivo em um celular, ele não é imediatamente apagado da memória. Ele pode ir para a lixeira virtual, podendo ser restaurado com facilidade, ou, mesmo quando não vai, ainda permanece na memória, mesmo não sendo mais acessível pelo usuário.

Leia mais:

publicidade

O que acontece é que novos dados vão substituindo os excluídos, mas, até que algo novo seja escrito, o antigo ainda pode ser recuperado. Nesse caso, o uso de um aplicativo é fundamental para restaurar arquivos excluídos.

Como encontrar a lixeira do seu celular

No iPhone ou iPad

Para usuários de iPhone e iPad a tarefa é simples: os arquivos excluídos vão para uma pasta chamada “Apagados” dentro do sistema operacional. Isso faz com que uma foto não apareça no rolo da câmera, mas continue existindo dentro do dispositivo por até 31 dias.

publicidade

Então se você excluiu uma foto há uma semana, ainda pode encontrá-la na lixeira virtual. Para isso, siga os passos a seguir:

  • Abra o aplicativo “Fotos” no seu iPhone ou iPad;
  • Na área “Álbum”, vá até o fim para encontrar a pasta “Apagados”;
  • Selecione a foto que deseja restaurar e toque em “Recuperar”. É possível ainda restaurar todos os arquivos de uma única vez pelo botão “Recuperar tudo”.
iPhone reprodução de vídeos
Aprenda a restaurar fotos e vídeos no seu celular. Imagem: ImagineDesign/iStock

No Android

O Android é um sistema operacional desenvolvido pelo Google mas que também é modificado por fabricantes de celulares. Isso significa que o Android encontrado em um celular Pixel, por exemplo, não é exatamente igual ao de um dispositivo Samsung e Motorola.

publicidade

O Android nativo do Google não conta com uma lixeira, mas a modificação da Samsung e da Motorola, por exemplo, contam. Assim, a exclusão dos arquivos é diferente nos dispositivos com Android, e a possibilidade de restaurar pode variar de aparelho para aparelho. A melhor forma de fazer isso é com uso de aplicativos, como explicamos abaixo.

3 aplicativos para recuperar fotos e vídeos no Android

Restaurar vídeos excluídos

O aplicativo permite visualizar e restaurar vídeos que tenham sido excluídos do seu smartphone Android. O uso é bem simples e, com a opção de visualizar antes de restaurar, é possível garantir que você esteja recuperando o vídeo certo. Ele está disponível na Play Store.

Áudio de foto e vídeo excluído

Com opção para recuperar fotos e vídeos, este aplicativo é bastante potente e de fácil utilização. Além de arquivos de mídia, ele ainda permite recuperar contatos que tenham sido excluídos do seu aparelho. É uma ótima ferramenta para o uso diário do Android. Ele está disponível na Play Store.

EaseUS MobiSaver

Outra opção de aplicativo para recuperar fotos e vídeos em dispositivos Android é o EaseUS MobiSaver, que permite restaurar fotos, vídeos, contatos e até registros de chamadas telefônicas, tanto da memória interna do celular quando do cartão microSD. Ele está disponível na Play Store.

Foto de destaque: metamorworks/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!