A “moleza” acabou. Na última terça-feira (1°), o Google Fotos encerrou o armazenamento ilimitado de fotos e vídeos em alta resolução. Com isso, o usuário que optar pelo serviço gratuito terá “apenas” 15 GB — capacidade dividida também com serviços como Google Drive e Gmail — para salvar suas mídias na plataforma.

A medida é recebida como uma péssima notícia para os usuários, especialmente para os que gostam de tirar muitas fotos. Embora as imagens de alta qualidade ocupem menos espaço do que as fotos originais por serem compactadas, atingir o limite máximo de armazenamento será algo inevitável. Aliás, se o limite for atingido, o usuário não vai mais receber e-mails em sua conta Gmail.

publicidade

Existe a opção de migrar o serviço de armazenamento para outros provedores, como Apple, iCloud, Dropbox ou Amazon Photos, por exemplo. Mas o limite para planos gratuitos também será um empecilho. Quem quiser “tirar o escorpião do bolso” também poderá assinar o serviço Google One por R$ 6,99 mensais (100 GB) ou R$ 34,99 por mês (2 TB).

Mas até que uma decisão seja tomada, é possível desacelerar a ocupação do armazenamento do Google Fotos desativando o backup automático de suas fotos e vídeos. A ação poderá estender o prazo até o usuário ter o grande trabalho de excluir mídias e e-mails para recuperar um pouco de memória, já que os arquivos não serão automaticamente salvos em nuvem.

publicidade

Para executar a tarefa e desativar a opção de armazenamento automático, acompanhe o passo a passo abaixo.

Leia mais:

publicidade

Como desativar o backup automático do Google Fotos

O processo serve tanto para usuários de dispositivos iOS quanto para indivíduos que utilizam aparelhos Android. Para isso, basta abrir o aplicativo de fotos do Google em seu dispositivo e tocar em seu ícone de avatar.

Página inicial do Google Fotos

Feito isso, acesse “Configurações do Google Fotos”.

publicidade
Acessando as configurações do app

Agora, é só tocar em “Backup e sincronização” e, depois, desativar a chave de armazenamento automático.

Desativando o backup e sincronização

Pronto! A medida simples certamente vai ajudar a poupar um pouco de espaço no armazenamento dos serviços do Google.

Vale lembrar que as fotos em alta qualidade armazenadas antes da última segunda-feira não ocuparão espaço no armazenamento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!