É, esfriou bastante, e a grande maioria das pessoas não aguenta mais as temperaturas baixíssimas desta primeira semana de setembro, algo incomum para a época – embora ainda seja inverno. Fora o frio, outro ponto que nos pega de jeito no inverno é o aumento de apetite; sim, não é impressão, dias mais gelados são os períodos em que mais podemos sentir fome. 

Na verdade, isso não é segredo para ninguém, e muitos já conhecem o motivo; comer é a maneira que o corpo tem para se aquecer. Portanto, se você estiver exposto a um clima mais frio (mesmo que apenas por alguns minutos), sua temperatura central irá cair, desencadeando o mecanismo do apetite.

publicidade
Imagem: shutterstock

Porém, isso não significa necessariamente que você precisa de mais comida. E mais, há ainda diferenças entre a fome e só a vontade de comer. Segundo o professor Dr. Guilherme Renke, endocrinologista e médico do esporte, sentir frio desencadeia um modo de autopreservação que envia ao corpo uma mensagem para se aquecer rapidamente. Essa mensagem é muitas vezes representada como um desejo por alimentos ricos em açúcares e amidos que fornecem o impulso instantâneo de “calor” que seu corpo precisa no momento.  

Assim, é comum aquela vontade de comer algo específico, como uma sopa ou macarrão, alimentos ricos em calorias e carboidratos e que nos deixam quentinhos e ‘aconchegantes’. 

publicidade

Leia mais! 

Opções saudáveis de alimentação no inverno

No mesmo nível em que o inverno pode ser o cenário ideal para ganhar peso [caso não tenha um controle ou gasto necessário de calorias], ele também pode ser o melhor para perder. “O inverno é a melhor época para emagrecer, pois o corpo gasta bastante calorias para equilibrar a temperatura corporal, e isso consome gordura.” A verdade é que se soubermos controlar a alimentação, o frio será um aliado no emagrecimento. 

publicidade

Para Fabiana Albuquerque, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais e especialista em nutrição esportiva e funcional, se alimentar de caldos e sopas com bastante legumes, sempre adicionando uma fonte de proteína, pode ser a opção mais saudável. Uma outra dica é salpicar na sopa sementes e grãos (como chia ou semente de abóbora), pois são ótimas fontes de gordura, dando mais saciedade. 

Sopa. Imagem: shutterstock/Oksana Mizina

Outra opção é o consumo de frutas aquecidas no forno (ex: maçã, banana ou pêra com canela) ou em shakes (com leite vegetal). Eles funcionam como “comfort food”, alimento que fornece um valor nostálgico ou sentimental. Vale lembrar que a canela é termogênica, o que colabora ainda mais para a queima de gordura. Opte também por mais folhas refogadas em vez de saladas cruas; mas não use molhos gordurosos. 

publicidade

Os chás também são uma ótima pedida, já que nos ajuda no consumo de líquidos. No caso dos doces, a dica é apostar em cappuccinos proteicos: 150ml de leite vegetal + canela + 1 dose de café + ½ dose de whey protein de chocolate. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!