A menos de uma semana para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, um levantamento do Ministério da Saúde apontou que apenas 34,4% do público-alvo – crianças entre seis meses e 4 anos – foi imunizado, com 3,9 milhões de doses aplicadas.

Segundo informações da Agência Brasil, a meta era chegar a 95% das 11,5 milhões de crianças, mas dados mostraram que 7,5 milhões (mais da metade) ainda não receberam a vacina contra a paralisia infantil.

publicidade

“Esse é um problema do mundo inteiro. A cobertura vacinal tem caído. Durante a pandemia essa queda foi mais acentuada em face da tragédia sanitária decorrente da pandemia da covid-19. A estratégia que nós usamos é essa: é conversar com a população brasileira e esclarecer sobre a importância das vacinas do nosso calendário de vacinação, sobretudo para as crianças”, ressaltou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à época do lançamento da campanha em agosto.

Imagem ilustrativa: teste poliomielite/ shutterstock

No ranking dos estados que conseguiram vacinar mais da metade da população-alvo aparecem apenas dois: Alagoas (50,8%) e Sergipe (50.5%). Na sequência vem Santa Catarina (47,6%) e Paraíba (46.6%). Já entre os estados que menos vacinaram crianças contra a poliomielite estão Roraima (12,8%) , Acre (17%) e o Rio de Janeiro (17,1%).

publicidade

A campanha termina nesta sexta-feira (9), no entanto, diante da falta de adesão a pasta irá prorrogar a vacinação até 30 de setembro, segundo reportagem do UOL.

O Brasil é considerado um país livre da pólio desde 1994, mas com a baixa adesão vacinal médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior em países como os Estados Unidos e Israel. Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde de Rorainópolis, município localizado no interior de Roraima (no Brasil), informou que também está investigando um possível caso de poliomielite.

publicidade

Leia mais!

Outras vacinas disponíveis

Além da vacina contra a poliomielite, outras 17 estão disponíveis para crianças e adolescentes até 15 anos atualizarem a caderneta de vacinação em todo o Brasil. Entre as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação disponíveis para atualização da carteirinha estão:

publicidade
  • Hepatite A e B;
  • Penta (DTP/Hib/Hep B);
  • Pneumocócica 10 valente;
  • VRH (Vacina Rotavírus Humano);
  • Meningocócica C (conjugada);
  • VOP (Vacina Oral Poliomielite);
  • Febre amarela;
  • Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba);
  • Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela);
  • DTP (tríplice bacteriana);
  • Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A campanha de vacinação coincide também com a imunização contra a Covid-19 em crianças a partir dos três anos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!